Pensando em fazer um almoço para suas amigas? Que tal uma mesa super feminina com louças vintage, no melhor estilo casa da vovó? Se preferir, você pode ir até as feirinhas de rua que costumam vender coisas usadas e comprar louças diferentes que irão compor a sua mesa .. não precisa ser tudo igual que fica até mais charmoso!!!!

Esta produção foi pensada para o brunch de dia das mães, mas podemos nos inspirar para qualquer ocasião como almoço ou brunchs! Aqui vão algumas dicas:

– Se a ideia é fazer uma mesa com todos sentados (mesa posta), utilize várias “camadas” de pratos que dá um super efeito. Sousplats (ou pratos maiores), prato principal, prato de sobremesa (para a salada ou entrada) colocados juntos, ajudam neste efeito. Se quiser, você ainda pode colocar o pratinho de pão ao lado para deixar a mesa ainda mais decorada.

– Para fazer a “mistura” de louças você deve eleger um motivo (aqui foi o floral por exemplo) e cores semelhantes com um toque do dourado.

– Outro efeito legal que você pde dar à sua mesa é misturar o “novo” com o “velho”. Você pode mesclar copos vintage (rosados por exemplo) com taças modernas de cristal – para o brunch as xícaras e pires eram modernos, branmcos de linhas retas por exemplo.

– Para o arranjo de flores, como estarão todos sentados á mesa, não se esqueça que os arranjos não devem ultrapassar o seu pulso se cruxar os braços à mesa. desta forma todos irão se ver normalmente durante o almoço. Outra coisa legal é acompanhar nas flores, as cores da louça que você utilizou.

– Continue com o movimento nos guardanapos. Você pode alternar estampas diferentes com guardanapos de tecido liso na mesma cor. Se não tiver guardanapos iguais para todos, esta pode ser uma ótima saída!

– Utilize um aparador ou uma mesa lateral para apoiar as garrfas e jarras de água. Um toque de cobre na bandeja dá a pitada de tend~encia no seu encontro.

Por último, você pode pensar em um cardapio leve, já que são mulheres as convidadas!

Algumas ideias: quiche de queijo de cabra, salada de grãos, salada de folhas com frutas, um risoto com toque citrico (de limão por exemplo), uma massa curta e um peixe ou carne branca são mais do que suficientes. Mulher ama doce então não dispense morangos com creme, bolinhos de chuva ou churros com doce de leite (aqueça o doce de leite também ou sirva em um rechaud que fará a diferença), uma torta doce gostosa, frutas assadas ou frescas (conforme a estação) e muitos brownies e amanteigados para a hora do chá e do café.

mesa_decorada_almoco_mulheres mesa_decorada_almoco_mulheres1 mesa_decorada_almoco_mulheres2 mesa_decorada_almoco_mulheres3 mesa_decorada_almoco_mulheres4 mesa_decorada_almoco_mulheres5 mesa_decorada_almoco_mulheres6

(imagens: celebrationsathome.com)