Neste calor, servir carpaccios variados é leve e sempre muito saboroso! Eu amo todo os tipos de carpaccio e adorei encontrar uma receita de carpaccio de cogumelos do chef Francisco Gameleira do Figueira Rubayat!!! Você pode servir como petisco ou ao lado da salada na hora do jantar!
Ingredientes:
– 1kg de cogumelos portobelo graúdos e frescos
– 500 ml de azeite
– 2 dentes de alho cortados ao meio
– 1 colher (chá) de sal
– 5 ramos de tomilho
– 3 folhas de louro
– 20 pimentas-do-reino inteiras
– 1 gaze

Ingredientes – Molho:
– 100 ml de azeite extravirgem
– 50 ml de shoyu
– 30 ml de azeite trufado

Ingredientes – Montagem:
– 60g de pinhole
– 50 folhinhas de mini-agrião
Modo de preparo:
– Com uma escova macia, escove os cogumelos e enxágüe bem. Fatie-os com um fatiador manual. Cada um deles rende em média 6 fatias.
– Em uma panela, coloque o azeite com o alho e o sal. Adicione cuidadosamente os cogumelos fatiados. Monte um sachê usando uma gaze e coloque no interior o tomilho, o louro e as pimentas. Mergulhe junto no azeite e deixe cozinhar em fogo baixo entre 20 e 30 minutos . Verifique se ficaram macios. Retire do fogo, leve os cogumelos para esfriar na geladeira. Descarte o azeite que sobrou ou use em outra preparação. Não deve ser usado como molho, pois foi submetido a um processo de cocção.

– Para o molho misture todo o azeite extravirgem, o shoyu e o azeite trufado e reserve.

Montagem
Em cada prato, coloque aproximadamente 20 fatias dos cogumelos, acrescente 6g de pinhole, 5 folhinhas de mini-agrião e molho a gosto.
Achei esta foto linda na web como sugestão de montagem de prato!

14 15

(fonte: receitaseticas2.blogspot.com.br/ – imagem: semmedida.com/)