Se você foi a encarregada de fazer a mala do carnaval de todos na sua casa, vai gostar deste artigo com dicas de como economizar espaço na bagagem!

– Para proteger a sua roupa de rugas economizando espaço, dobre a roupa e enrole-as cuidadosamente, fazendo um tipo de tubo.

– Calças podem ser as primeiras coisas a serem colocadas na mala, coloque-as sem dobrar.

– Verifique se o local vai se hospedar tem lavanderia para utilizar. Isso permitirá que você leve menos roupas.

– Também pergunte se eles têm secadores de cabelo. Em caso negativo, tente combinar de compartilhar este ítem com suas companheiras de viagem.

– Mantenha em um só recipiente todos os seus artigos de higiene pessoal embalados, de forma a tê-los sempre à mão

– Viajantes frequentes podem, por conveniência, ter 2 unidades de artigos de uso diário. Assim, quando voltam para casa não precisam desembalar estes itens.

– A área dentro do seu calçado é o espaço valioso, raramente as pessoas pensam em usar. Muita coisa pode ser armazenada dentro de calçados, como as botas, basta usar a criatividade. Aproveite também os bolsos de seu casaco, observe quanta coisa cabe lá dentro. Aproveite saquinhos plásticos para colocar pequenos objetos que possam ir nestes espaços alternativos.

– Mala de tecido pode ser muito eficiente para determinados tipos de viagens, por não ocuparem tanto espaço. (principalmente se você for viajar de carro!)

– Use e abuse dos sacos para guardar alimentos em freezer! Eles darão acesso mais fácil às suas meias, cuecas, medicamentos e produtos de higiene.

– Finalmente, certifique-se de ter uma etiqueta de bagagem com seu nome e informações para contato no exterior da sua bagagem. Coloque um pedaço de papel ou cartão no interior.

13

(fonte: Eliete Teixeira, Personal Organizer. www.organize-se.com – imagem: guiaorlando.com.br)