Estou muito feliz de começar esta nova série de posts com vocês!!! Fazia tempo que estava pedindo para que o pessoal da Teresa Perez Tours (clique) me mandasse dicas de Portugal. Como existe toda uma programação do conteudo que eles me enviam, estava ansiosa para que chegasse logo a minha vez. Faz uns 8 anos átras, fui a trabalho para Portugal e me apaixonei pelo Porto. Foi uma viagem rápida, acabei só passando por Lisboa, mas foi o suficiente para querer voltar. Ano passado finalmente voltei com meu marido e desta vez pude conhecer melhor o país.. resultado, fiuei com mais vontade ainda de voltar!!!! Nunca tive curiosidade de conhecer Portugal, mas as duas vezes que fui, me apaixonei!!!! Por isso se você está escolhendo o seu destino de lua de mel, ou está pensando na próxima viagem, coloque Portugal no seu radar!!! Aproveite aqui as dicas e monte o seu roteiro, que vale muito a pena!!!! Hoje, começamos com Alentejo! O Alentejo é uma região do centro-sul de Portugal. Compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja, e a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém, sendo assim a maior região de Portugal.

Imagem78

Formada por um mar de colinas douradas pelos trigais ou prateada pelas oliveiras, Alentejo é um lugar para quem procura tranquilidade e belas paisagens. Apesar de ocupar quase um terço de Portugal, a região é habitada por apenas 10% da população do país.

Monumentos pré-históricos e castelos são um espetáculo a parte nesta terra habitada pelos gentis alentejanos, conhecidos por sua lentidão (criticada por portugueses de outras regiões) e muito admirados por sua música e talento para o artesanato.

Se quiser cavalgar ao encontro do pôr do sol, como nos velhos “westerns”, dirija-se aos centros de equitação ou aos picadeiros que espalhados por todo o Alentejo. Ou vá até o Alter do Chão, onde só a oportunidade de ver os belos cavalos Lusitanos de perto vale a viagem.

Alentejo(2) Alentejo

Para conhecer:

– Évora: As muralhas de Évora guardam um centro histórico considerado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. O centro revela a história da cidade, desde o domínio do Império Romano, expresso no ”Templo de Diana”, até a dinastia de Avis, representada pelo Palácio de D. Manuel, construído no século 16 em estilo gótico.

Passeio - Evora

– Rota do Azeite Alentejano: Ligeiramente espesso, frutado, com cor de ouro e por vezes com um ligeiro tom de verde. É assim o azeite alentejano. Vale à pena conhecer este ingrediente essencial da cozinha portuguesa. Em Moura, o Museu do Azeite – o Lagar de Varas do Fojo, do século 19 – e o método de produção tradicional do azeite. Continue a Rota do Azeite pela região do Alentejo Interior e siga para Portel, Vidigueira, Cuba, Alvito, Viana do Alentejo, Ferreira do Alentejo ou Beja. Em todas essas cidades há uma cooperativa de portas abertas, onde se pode provar um óleo de azeitona madura, temperado com ligeiro sabor maçã ou figo.

Passeio-(Rota do azeite - Portel) (2) Passeio-(Rota do azeite-Beja) (1)

– As pedaladas são realizadas com o suporte de uma equipe especializada, contando com bikes especiais. Conhecer o Alentejo de bicicleta é uma experiência enriquecedora. São muitas as possibilidades: margeando a costa com vista para o Atlântico, pedalando por entre vinhedos ou mesmo deixando-se levar pela história das ruas da região.

Passeio - Pedaladas

Para se deliciar:

– Luar de Janeiro: É um dos mais conhecidos e bem conceituados restaurantes da cidade de Évora. Oferece tradição de bom serviço e uma cozinha de qualidade elevada. Dentre suas especialidades merecem destaque: as entradas de salada de bacalhau com grão e os torresmos do rissol.

Restaurante -Luar-de-Janeiro

– L’AND by Miguel Laffan: As novas interpretações das receitas tradicionais portuguesas ganharam elementos contemporâneos e orientais. Após a escolha do prato, um sommelier irá propor uma bebida que se harmonize perfeitamente à opção escolhida.

Restaurante -L'AND

– Herdade da Malhadinha Nova: Os excelentes vinhos da Herdade da Malhadinha Nova são as estrelas do local, e a excelente culinária está ganhando espaço. As imensas janelas que vão do chão ao teto deixam a mostra a linda vinícola. Para os apreciadores de vinho e da culinária portuguesa, um passeio imperdível.

Imagem79 Restaurante -Herdade da Malhadinha

Para descansar:

– L’and Vineyards: Em uma paisagem única, formada por vinhedos e um grande lago, o L’AND Vineyards é um “wine resort” exclusivo – integra a arquitetura à natureza, promovendo uma atmosfera intimista, beleza natural e tranquilidade. O hotel possui as “Sky View Suites” com120 m2 possuem vista extraordinária sobre as videiras, o lago e a paisagem, com terraço, lareira e dois pátios privados. As suites decoradas por Márcio Kogan, permitem a abertura integral do teco do quarto e integram no pátio exclusivo uma “plunge pool”.

Imagem83

Imagem81 Imagem80

Hotel-L'AND (1) Hotel-L'AND (2) Hotel-L'AND (3)

Imagem82

– Convento do Espinheiro, Heritage Hotel & Spa: O hotel Convento do Espinheiro foi adaptado a partir de um convento do século 15, considerado Monumento Nacional de Portugal. O hotel está localizado às portas da histórica cidade de Évora, classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Os sofisticados apartamentos e suítes do hotel contam com decoração elegante e de muito bom gosto, além de vistas espetaculares da planície alentejana. Seus hóspedes podem ainda desfrutar os diversos tratamentos relaxantes do Diana Spa, e ótimas opções gastronômicas como um requintado jantar no Restaurante Divinus, localizado na antiga adega do convento.

Hotel-(Convento-do-Espinheiro) (1) Hotel-(Convento-do-Espinheiro) (2) Hotel-(Convento-do-Espinheiro) (3)

(imagens teresaperez.com.br)

assinatura_tpt (3)