Já passamos pelo sul e sudeste, agora é a vez de subir um pouquinho até o centro-oeste do Brasil. Vamos começar por Goiás e fazer nossa homenagem à poetisa Cora Coralina. Na verdade, Cora Coralina ou Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (1889-1985) era um doceira que vivia em Goiás. É considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Em Goiás, sua casa hoje é um Museu aberto ao público. Ela sempre foi uma pessoa simples, sem formação academica e que escreveu coisas lindas!!!

Eu adoro as citações dela: “A verdadeira coragem é ir atrás de seus sonhos mesmo quando todos dizem que ele é impossível.”“O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada.”; “Fechei os olhos e pedi um favor ao vento: Leve tudo que for desnecessário. Ando cansada de bagagens pesadas… Daqui para frente levo apenas o que couber no bolso e no coração.”

Em homenagem a nossa escritora/ doceira, escolhi um doce tipico da região, o PASTELINHO DE GOIÁS – uma espécie de torinha com recheio de doce de leite. Vale dizer que o pequi (fruta) e o baru (castanha) são super tipicos, mas fiquei achei melhor trazer uma receita que tivesse ingredientes faceis para ser executada!!!!

Você pode ser vir o pastelinho na hora do café ou com sorvete de cerme de sobremesa (mas aí já é palpite da blogueira que vos fala!!!!).

 

Ingredientes – massa:

– 500g de farinha de trigo

– 4 colheres de chá de fermento químico em pó

– 1 pitada de sal

– 1 xícara de chá de banha de porco ougordura vegetal derretida

– 1 ovo

– 1 xícara de chá de água

 

Ingredientes – recheio:

– 3 xícaras de chá de doce de leite cremoso

– canela em pó para polvilhar

 

Modo de preparo:

– Junte a farinha, o fermento, o sal e metade da banha ou gordura vegetal derretida. Misture bem e adicione o ovo, a banha ou gordura restante e a água. Amasse com as mãos até obter uma bola homogênea. Cubra e deixe repousar por 1 hora.

– Preaqueça o forno em temperatura mpderada (180 graus).

– estenda a massa com o rolo até atingir aproximadamente 0,5 cm de espessura e forre forminhas de empada com 5 cm de diâmetro. recheie com doce de leite, sem encher muito, e leve ao forno por 15 minutos ou até a massa dourar. retire e polvilhe canela.

04

(imagem: cozinhadamarcia.com.br e receita extraída do livro “120 receitas mais que brasileiras “gold editora”. )