Em nossa viagem culinária pelo Brasil, hoje encerramos o sudeste com uma receita bem paulista! O CUSCUZ PAULISTA COM SEMOLINA. Segundo contam, os bandeirantes em suas andanças atrás de ouro e pedras preciosas, viajavam dias e noites em cavalos atravessando fronteiras e desenhando novos caminhos. Para isso, a comida precisava se conservar por longos períodos e ser fácil para ser levada à boca com as mãos. Esta seria a origem de muitos pratos típicos da região, mas escolhemos trazer o cuscuz por ser uma entradinha simpática, que você pode fazer em forminhas pequenas e servir em formato de coquetel, em formas individuais, ou uma grande forma de furo no meio para o almoço de domingo!

Ingredientes:

– 2 colheres de sobremesa de azeite de oliva

– 1 dente de alho amassado

– 1 cebola picadinha

– 1 pimentão verde picadinho

– 300g de tomates sem sementes, em cubinhos (reserve algumas rodelas para decorar)

– 160ml de caldo de peixe

– 1 lata de ervilhas em lata (reserve algumas para decorar)

– 2 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas

– 90g de palmito em conserva cortado em rodelas (reserve um pouco para decorar)

– 1 colher de sopa de colorífico

– 1 folha de louro

– 1 pitada de salsa picadinha

– 1 pitada de cebolinha picadinha

– 2 latas de sardinha em conserva no óleo (reserve algumas para decorar)

– 4 ovos cozidos (2 picados e 2 em rodelas para decorar)

– sal, pimenta do reino e pimenta malagueta

– 20g de semolina de trigo duro

– 1/2 xícara de farinha de mandioca

– 3/4 de xícara de farinha de milho em flocos

 

Modo de preparo:

1. Aqueça o azeite em uma panela grande e refogue o alho e a cebola. Acrescente os pimentões, o tomate, o caldo de peixe e a ervilha e deixe apurar. Adicione a azeitona, o palmito, o colorífico, o louro, a salsinha, a cebolinha, a sardinha e os ovos picados. tempere com sal e pimenta a gosto e junte, aos poucos, a semolina e, em seguida, as farinhas misturadas, mexendo até obter uma massa macia e úmida.

2. Unte com azeite uma forma com cone no centro e decore o fundo e a lateral com rodelas de palmito, tomate e ovo, ervilhas e sardinha. Distribua a massa com cuidado para não desfazer a decoração e pressione levemente. Deixe esfriar e leve à geladeira por algumas horas. Desenforme na hora de servir.

04

Para ler as outras receitas do sudeste, clique aqui para o carioca Filé Oswaldo Aranha ou clique aqui para o mineiro Pastel JK

(receita extraída do livro “120 receitas mais que brasileiras “gold editora”. Imagem: entretenimento.band.uol.com.br)