Na hora de fazer sua mudança, é importante pensar na organização e nos armários para que você tenha sempre tudo à mão na hora de receber e sempre saiba o que precisa e não precisa repor! A organização do buffet é muito importante .. você pode deixar só as peças que irá usar em eventos mais formais e deixar o serviço do dia a dia na cozinha,m ou já deixar tudo por lá.. tudo depende do espaço que você possui. Seja lá qual for sua decisão, vale ler as dicas da Oz para que tudo fique bem organizado e conservado!

– Retire todos os objetos do buffet. Livre-se das peças que não quer mais ou doe para a caridade. Faça uma lista de peças que se perderam ou estão danificadas para serem repostas. Aspire e passe um pano no interior do móvel. Limpe todas as peças que voltarão ao armário.

– Crie categorias para aqueles itens que voltarão para o móvel e atribua gavetas e prateleiras específicas para eles. Vai ser útil fazer uma lista ou criar um croqui bem simples.

– Reforce as prateleiras que possam estar bambas e teste as gavetas para se certificar de que estão abrindo e fechando suavemente. Forre as prateleiras para proteger peças delicadas.

– Seguindo as estratégias abaixo, compre todos os acessórios que atendam às suas necessidades. Lembre-se de medir as partes interna e externa do seu móvel antes de correr para a loja.

Porcelanas: Para evitar que se quebrem e facilitar o acesso às peças, guarde-as espaçadas e deixe as pilhas pequenas. Confira duas maneiras de armazenar os pratos com segurança:

– Coloque a porcelana reservada para ocasiões especiais em caixas acolchoadas ou capas para evitar que se raspem e se certificar de que estão longe de umidade.

– Armazene o aparelho de jantar usado no dia-a-dia em suportes para pratos. Eles deixam os objetos acessíveis e podem ser levados diretamente para a mesa. Coloque divisórias de feltro entre os pratos para conferir maior proteção.

Louças rasas e travessas: Para reduzir a necessidade de polir peças em prata, armazene-as em tecidos anti-deslustre – um tecido macio que mantém o acabamento do polimento. Estão disponíveis em forma de sacos e luvas. Use uma das seguintes estratégias para talheres:

– Se tiver pouco espaço, faça uma pilha de porta-talheres colocando proteções de borracha nos cantos e etiquete as gavetas. Antes de acomodar os talheres, envolva-os em rolinhos de tecido anti-deslustre para proteger e facilitar a identificação.

– Para o faqueiro formal, forre gavetas rasas com o tecido anti-deslustre e coloque os talheres em uma única fileira. Coloque uma caixinha de giz para absorver a umidade e ajudar a manter o brilho.

Vidros:
– Armazene os copos na vertical e com uma distância entre eles em uma superfície anti-derrapante.

– Para guardar taças de vinho, use um suporte específico, daqueles que prendem a base da taça.

– Deixe as travessas, pratos ou outros itens mais finos na prateleira abaixo.

Suporte de taças com e sem encaixe.

Suporte de taças com e sem encaixe.

Toalhas de mesa:
– Use divisórias para criar compartimentos para guardanapos de coquetel e porta-guardanapos em uma gaveta e guardanapos de mesa em outra.

– Para evitar que as toalhas de mesa enruguem, enrole-as em tubos de papel-cartão. Use a mesma técnica para caminhos de mesa, mas use tubos de papel-toalha. Guarde o enxoval de mesa em uma cesta ou caixa, com papel livre de ácido por cima e armazene em uma parte do buffet.

Pratarias:
– Use bandejas redondas de madeira para guardar utensílios pesados ou de pouco uso, como jarros e bules. Enrole as peças em prata com sacos de tecido apropriado.

– Armazene itens pequenos e delicados como saleiro, pimenteiro e açucareiro em um cubo de madeira com gavetas que caiba no buffet. Forre as gavetas com o tecido.

Baixelas:
– Armazene as bandejas e travessas grandes contra a parede interna do buffet.

– Deixe as peças menores em um porta-pratos vertical.

Suportes para pratos tradicional e de canto.

Suportes para pratos tradicional e de canto.

Gavetas utilitárias:
– Dedique uma gaveta para utensílios variados como abridores de garrafas, saca-rolhas e porta-copos. Armazene-os em divisórias organizadoras.

– Deixe uma segunda gaveta para velas e fósforos, separando os itens em divisórias.

Para uma decoração toda de madeira, mais naturas e rústica o buffet não pode faltar!

Para uma decoração toda de madeira, mais naturas e rústica o buffet não pode faltar!

Formato tradicional de sala de jantar com móveis modernos.

Formato tradicional de sala de jantar com móveis modernos.

O Buffet ajudou na separação da sala de jantar à de visitas, fazendo as vezes de mesa bar!

O Buffet ajudou na separação da sala de jantar à de visitas, fazendo as vezes de mesa bar!

(fonte e imagem: organizesuavida.com.br; casaedecor; meumoveldemadeira.com.br; lavick.com.br)