O assunto dessa semana é sobre alimentos superpoderosos que devem ser consumidos pelas gravidinhas para garantir energia e nutrientes necessários para o bebê.

Mas lembrem-se de que cada mamãe tem organismo e necessidades diferentes e só o médico ou nutricionista poderá recomendar uma dieta específica e suplementação alimentar, caso necessária.

- Leites e derivados: estão relacionados à formação dos ossos e dentes do bebê, por serem ricos em cálcio. Outras fontes: couve, agrião, mostarda, brócolis, sardinha, feijão e produtos à base de soja.

- Vegetais verdes escuros: ótimas fontes de ácido fólico, tipo essencial de vitamina B que só é obtido através da alimentação. Durante a gestação, a deficiência deste nutriente pode gerar problemas de formação neurológica. Outras fontes: frutas cítricas e cereais

- Carnes e ovos: as proteínas são essenciais na gravidez para a produção de células e tecidos. Outras boas fontes são feijão, ervilha, grão-de-bico, leite e derivados.

- Feijão e castanhas: fontes de ferro, evitam a anemia durante a gravidez e complicações no parto. Outras fontes: carne vermelha, espinafre, couve e lentilha. Para ajudar na absorção do ferro, é importante consumir alimentos ricos em vitamina C

- Pães, cereais, arroz, massas integrais: importantes fontes de carboidratos para darem energia necessária para a gravidez. Além disso, são ricas em fibras, que ajudam o intestino a funcionar corretamente

- Laranja, morango e mamão: ricos em vitamina C. Esse tipo de vitamina auxilia na proteção do organismo, na absorção do ferro e crescimento dos ossos. Outras fontes: kiwi, brócolis, pimentão, tomate.

Imagem18

A Dra. Gabriela Ghedini é nutricionista – CRN 3- 24422, especialista pela Escola Paulista de Medicina e Nutricionista atendendo em dois endereços: Clinica Dr. Filippo Pedrinola – tel. 11 3552-3620 e Clinica Dra Thais Pepe – tel. 11 3887-6409 ou 11 3885-7007)

(imagens: medicalinfo.info)