Você sabe limpar o seu liquidificador? Pode parecer uma bobagem, mas se as lâminas não estiverem sempre limpas, os alimentos endurecidos ficam difíceis de serem removidos ao longo do tempo e além de comprometer a sua saúde, compromete a vida útil do aparelho. Algumas dicas de como utilizar e como limpar, sempre podem ser importantes para que você não tenha problemas com o seu eletrodoméstico, vamos lá?!

– Você pode bater líquidos quentes, mas evite passar dos 80ºC.

– Respeite o limite, não encha o copo acima disso, assim você vai evitar muitos vazamentos.

– Não ligue o liquidificador com o copo vazio.

– Sempre coloque primeiro os elementos líquidos e depois os sólidos, você vai ver como a mistura será bem melhor.

– Utilize a função “pulsar” para alimentos pastosos e, em seguida, escolha a velocidade desejada. Tenha sempre o manual de instruções com você na hora de limpar a bagunça.

– Para deixar as laminas sempre afiadas, coloque casca de ovos dentro do liquidificador e bata.

– Para limpar, coloque um pouco de água com detergente dentro do copo do liquidificador e “gire” o botão função pulsar/limpar para lavar o copo.

– O Dr. Bactéria (lembram dele?) ensinou uma receitinha para limpeza de liquidificador: 1/2 litro de água + 4 gotas de detergente liquido = bata por 15 segundos e passe uma escovinha. Depois disso, 1 litro de água + 2 colheres de água sanitária = bate 15 segundos e deixa a solução descansando por 5 minutos e enxague. Para finalizar, 1/2 litro de água + 1 colher de chá de bicarbonato de sódio = bata e enxague em seguida! O aconselhado é fazer isso 1 vez por mês!

– Lave o copo, as lâminas, a sobre tampa e a tampa imediatamente após o uso, lave estas peças apenas com água e sabão neutro. O uso de palha de aço e esponjas abrasivas pode tirar o brilho e a transparência do copo.

– Limpe a base com um pano úmido e seque totalmente. Manchas mais resistentes podem ser removidas esfregando-se um pano úmido embebido em detergente suave (não abrasivo) sobre a mancha.

– Não mergulhe a base em água ou outros líquidos. Todas as partes removíveis podem ser lavadas na lava-louça. O uso de álcool, solvente ou detergentes muito fortes pode danificar o acabamento do produto.

– Se o liquidificador estiver completamente imundo ou se tiver sido retirado recentemente do armário, uma mistura de bicarbonato de sódio, vinagre e detergente de louça pode ajudar. Bata por 30 segundos, deixe de molho durante a noite e bata novamente. Esta mistura faz maravilhas! Você também pode utilizar uma escova de dentes (velha) para esfregar as manchas mais difíceis de retirar. Enxágüe bem com água morna e coloque para bater outra vez.

08

Fonte e imagens: Thinkstock, wikihow.com/, receitasdeminuto.com/, cteditora.com/)