Você resolve fazer um investimento, compra o último tipo do ferro de passar e pronto .. ele dura um pouco mais de 8 meses e fim …. essa história lhe é familiar?? Pois é, você não está sozinha! Eu mesma que casei já faz 1 ano e 4 meses já levei meu ferro novinho para consertar, uma tristeza!!! Não adianta, o ferro pede alguns cuidados especiais!

1) Nunca guarde o ferro com água. Como o próprio nome diz, ferro de passar é feito com ferro. Por isso a base enferruja e solta ferrugem nas roupas. Portanto, aquela “água suja” que seu ferro está soltando durante a passadoria de roupas é ferrugem. E nada pode reverter o processo. Troque o ferro por um novo e nunca mais guarde com água. Encha o reservatório, passe a roupa e jogue fora a água que sobrar.

2) Não passe palha de aço na base. Como os ferros de boa qualidade tem a base de cerâmica, passar palha de aço fará com que a base fique danificada e comece a grudar na roupa durante a passadoria. Para evitar, limpe o ferro apenas com um pano muito limpo embebido em vinagre de vinho branco. Um bom truque para limpar a base: passe um pano umedecido em água e detergente neutro, seque bem, passe um pouco de cera incolor para automóveis e enxugue logo com pano seco.

3) Faça a limpeza indicada pelo fabricante – Muita gente não sabe, mas (quase) todos os ferros trazem no manual as orientações sobre como fazer uma limpeza interna. Eu sei que pouca gente lê o manual do ferro. Mas esta limpeza é importantíssima. Veja no manual do seu ferro como fazer esta limpeza e faça a primeira hoje mesmo.

4) Evite qualquer risco de choque, não apoie o ferro em superfície molhada.

5) Antes de tirar o plugue da tomada, coloque o seletor na temperatura mínima e não puxe pelo fio para desligá-lo da tomada… segure pelo plugue e puxe.

6) Deixe o ferro esfriar antes de guardá-lo e não deixe o fio encostar na parte quente. Se o seu ferro é a vapor, sempre desligue da tomada quando for encher ou esvaziar o reservatório de água e quando não estiver usando.

10

(fonte e imagens: omo.com.br/, homeorganizer.com.br; bbel.uol.com.br)