Você tem o costume de ler os ingredientes e a tabela nutricional dos alimentos antes de comprá-los? Entende todas as informações? Não?!! Então está na hora de você adquirir este hábito! Desta foram poderá saber de fato o que está comendo e sempre selecionar a melhor das opções existentes. Cuide da sua saúde e da sua família!

Algumas dicas para que você possa entender as informações:

– Ingredientes: são listados em ordem decrescente de quantidade. Ou seja, os itens usados em maior quantidade aparecem primeiro. Minha dica é moderar o consumo de alimentos cujos primeiros ingredientes sejam gorduras ou açúcar. Além disso, escolha produtos com uma lista reduzida de ingredientes. Alimentos mais simples, menos processados e com menos aditivos são mais saudáveis.

Em relação à tabela nutricional:

– Porção (em gramas ou mililitros): é a quantidade média do alimento recomendada para manter uma alimentação saudável. Os valores nutricionais apresentados na tabela correspondem à essa porção. Quando for comparar produtos similares para ver qual levar para casa, veja sempre se a porção dos dois produtos é a mesma. É preciso considerar sempre o mesmo referencial.

– Medida caseira: é o equivalente à porção, indicada pela medida que normalmente é utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Exemplos: unidades, fatias, xícaras, colheres de sopa.

– Percentual de valores diários (%VD): indica o quanto o produto apresenta de nutrientes e energia em relação a uma dieta base de 2000 calorias. Exemplo: um prato de macarrão instantâneo de galinha possui 80% do VD sódio. Isso quer dizer que os demais alimentos que você consumir ao longo do dia não podem totalizar mais de 20% de VD sódio para que você siga uma dieta saudável. Mas vale ressaltar que as necessidades diárias variam de acordo com a idade, prática de atividade física e estado de saúde de cada pessoa. As 2000kcal devem ser usadas apenas como referência.

– Valor energético: é a energia produzida pelo nosso corpo quando ingerimos aquela porção indicada do alimento. Podem ser representadas em calorias (kcal) ou joules (kJ). 1 kcal = 4,2 kJ. Dica: tente não consumir mais calorias do que a recomendada/ do que gasta! Senão o corpo pode estocar na forma de gordura.

– Carboidratos: principal função é fornecer energia para nosso corpo. Produtos com maior quantidade: massas, arroz, açúcar pães, doces em geral.

– Proteínas: necessárias para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. Presentes no leite e derivados, ovos, carnes, entre outros.

– Gorduras totais: é a soma de todos os tipos de gordura. São as principais fontes de energia e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. Dica: se quer emagrecer, definir, manter uma dieta saudável, não abuse da quantidade de gordura.

– Gorduras saturadas: tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. Sempre modere o seu consumo porque quantidades excessivas podem aumentar o risco de doenças do coração.

– Gorduras trans: tipo de gordura encontrada em grande quantidade em alimentos industrializados (ex: margarina, biscoitos, sorvetes). Procure escolher alimentos livres de gorduras trans, ja que o organismo não precisa desse tipo de gordura. Alem disso, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

– Fibra alimentar: presente em diversos alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. Elas auxiliam no funcionamento do intestino. Portanto, procure consumir alimentos com altos %VD de fibras alimentares.

– Sódio: presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados. Lembre-se de consumir com moderação! O consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial. Alguns exemplos de alimentos com maior quantidade de sódio são: macarrão instantâneo, lasanha congelada, tempero pronto para arroz e caldos prontos.

15

A Dra. Gabriela Ghedini é nutricionista – CRN 3- 24422, especialista pela Escola Paulista de Medicina e Nutricionista atendendo em dois endereços: Clinica Dr. Filippo Pedrinola – tel. 11 3552-3620 e Clinica Dra Thais Pepe – tel. 11 3887-6409 ou 11 3885-7007)

 

(imagem: blogdescalada.com)