Sei que você deve ter entrado no blog buscando dicas de decoração para o seu chá de bebê, de uma amiga ou até para uma festinha! Mas achei tão interessante este lançamento, que achei importante dividir com vocês!

A escritora Stéphanie Sapin-Lignière nasceu na França em 1947 e em 1964 mudou-se para po Brasil com seus pais. Depois de 4 filhos, ela voltou para a França, se formou como “sage-femme” (mulher sábia), em Marmande, na França – o que lhe conferiu a habilidade de parteira. Stephanie foi aprendiz de médicos renomados, como o mundialmente famoso obstetra francês, dr. Frederick Leboyer, e participou de vários cursos complementares desde então. Há mais de 35 anos, Stephanie ensina casais a acompanharem o pré-natal, o parto e o pós-natal. Ela já ajudou mais de cinco mil casais grávidos, antes, durante e depois do nascimento de seus filhos. Em sua casa-consultório na Zona Sul do Rio recebe, todos os dias, pais novatos pedindo ajuda na amamentação, no combate às cólicas, em como curar bicos de peito machucados e seios empedrados, em como garantir um sono tranquilo.

Conhecida no Rio de Janeiro (onde está estabelecida) como defensora do parto humanizado e especialista em amamentação, Stéphanie escreveu o livro “Nasceu, e agora?”. Disponível também em versão digital, a obra é uma espécie de manual, que contêm orientações sobre como cuidar do bebê no primeiro ano de vida. “Muitos casais se sentem inseguros para cuidar da criança. Olham para o bebê e perguntam: ‘o que eu faço?’ Meu trabalho é ajudá-los a terem uma visão mais realista de tudo que envolve a chegada de um bebê, dando conselhos e dicas”, declara a autora.

Os ensinamentos de Stephanie, que mesclam sabedoria feminina com elementos tradicionais e científicos fazem sucesso com as celebridades. Muitas, inclusive, participam de cursos ministrados na casa-consultório da monitora perinatal na Zona Sul do Rio. Pais famosos, como Vanessa Lóes, Alinne Moraes, Cynthia Howlett, Paula Braun, Tereza Cristina, Thiago Fragoso e Mariana Vaz, e Fernanda Tavares e Murilo Rosa não apenas foram alunos da orientadora perinatal, como colaboraram com depoimentos para o livro. “Posso dizer que o curso me deixou muito tranquila com a questão do parto e da chegada dos meus dois filhos, e, mais do que isso, a relação com Stéphanie me ajudou muito também após os partos”, avalia Cynthia Howlett em um dos trechos testemunhais da obra.

Entre os tópicos abordados no livro, estão: dicas de amamentação – como evitar o ressecamento do bico, o que fazer no caso de empedramento do leite, etc –; banho e higiene em geral; ritual do sono; e cuidados com o bebê. Um dos destaques é o passo a passo da massagem Shantala. A técnica, descoberta pelo dr. Frédérick Leboyer, mentor de Stephanie, consiste em um momento diário de afeto entre mãe e bebê.

Mesmo que você esteja super bem assessorada pelos seus médicos, amigos e familiares, acho que a leitora deve ser super importante antes da chegada do bebê. Na hora H com certeza a insegurança vai bater e quanto mais informação você tiver, mais tranquila ficará, não é mesmo!?

04