Estava eu aqui fazendo minhas pesquisas para ver qual receita publicaria hoje para vocês, quando encontrei esta pasta italiana super típica da região da Sicília! O chef italiano Giuseppe Raciti, do Zash Country Boutique Hotel, veio ao Brasil no ano passado e ensinou a Pasta ala Norma.

Eu já contei para vocês que morei no Brasil e um dos primeiros pratos que comi aqui em um restaurante foi este prato. Na época lembro que o maitre (que sabia que tinha acabado de chegar) quis me agradar e não me contou que receita faria … seria uma surpresa! Ele quis me fazer uma recita napolitana (eu morei em Nápoles) mas acabou me fazendo uma receita siciliana que não conhecia e simplesmente amei!!!!!!!! Depois de ver a receita, percebi que é super fácil de fazer então achei perfeito para o blog .. quem sabe vira o prato do final de semana em sua casa!? Vamos à ela!? Ela rende 4 porções!

12

Ingredientes:

- 2 berinjelas médias

- 12 folhas de manjericão

- 200 g de ricota salgada (desfaça-a com as mãos ou pique)

- 2 dentes de alho

- 400 g de molho de tomate

- 400 g de massa do formato de sua preferência

- quanto baste de água

- azeite extravirgem, sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

- Corte as berinjelas em cubos, salgue-as e deixe-as descansar com sal em um escorredor de macarrão por 1 hora. Escorra as berinjelas e seque-as bem. Em seguida, coloque azeite suficiente em uma panela ou frigideira para fritar as berinjelas. Frite-as até ficarem bem douradas, tire do fogo e escorra-as em uma travessa forrada com papel toalha. Reserve.

- Em uma frigideira antiaderente grande, aqueça um fio de azeite e refogue o alho cortado em fatias, o manjericão e as berinjelas anteriormente fritas. Acrescente o molho de tomate e cozinhe por 10 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve. Cozinhe a massa em água fervente e salgada até ficar al dente. Escorra e reserve.

- Misture a massa com o molho de berinjelas e sirva com a ricota salgada.

Dica do chef: não salgue demais o molho, pois a ricota já é salgada.

(fonte e imagens: revistamenu.com.br)