Recebi da assessoria do Coral del Chiaro (clique) uma série de perguntas e repostas que achei que podem ajudar bastate aos noivos que estão com dúvidas sobre as músicas da sua cerimônia.

Eu acredito ser, a parte das músicas a serem escolhidas e do coral a ser contratado, importantissimo!!! Se quer o meu conselho, não deixe nunca para última hora a contratação do seu coral. Independente do estilo do seu casamento, a música durante a cerimônia fará toda a diferença!!! Mas vamos à dicas:

1) Qual o tipo de música que mais se pede para a cerimônia do casamento?

A música clássica ainda é a mais pedida, nunca sai de moda e tem muitas opções para todo tipo de cerimonia, das mais simples as mais solenes.

2) Pessoas de todas religiões contratam vocês? Quais as músicas pedidas para cada uma?

Fazemos cerimonias de todas as religiões, no geral o repertório não se modifica, apenas temos que alinhar o roteiro de cada cerimonia. Algumas religiões pedem músicas (como a Católica Ortodoxa, por exemplo) para as entradas e saidas e durante a cerimonia é necessário cantar músicas específicas para o rito daquela celebração. Em casamentos católicos é quase obrigatório o uso da Ave Maria, já nos evangélicos um hino ou canção de louvor. Mas para os demais momentos os casais usam músicas de sua preferencia dentre as tradicionais, clássicas e até mesmo temas modernos de rock, MPB, etc.

3) Para cada horário (manhã, tarde, noite) existe uma seleção específica?

A música deve acompanhar todo o contexto do casamento. Geralmente os casamentos pela manhã ou tarde são mais leves, suaves, sem muito brilho e a música deve também ser mais suave- instrumentos de cordas e flauta acompanham bem esse tipo de cerimonia. Já os casamentos noturnos são geralmente mais solenes, permitindo o uso de instrumentos fortes, muitas vozes e clarins.

4) Para cada ambiente (buffet, chácara, igreja) existe um tipo de música?

Os noivos que farão a cerimonia em uma Igreja devem respeitar o seu templo religioso e procurar seguir as regras do local. A música nesse caso faz parte do rito, é necessario que ela dialogue com o celebrante e os momentos da cerimonia. Já os que se casam no Buffet ou Sitio têm mais liberdade de ousar ( muitas vezes essas cerimonias não tem contexto religioso, é apenas um casamento civil ou com um Mestre de cerimonias). Porém se houver uma celebração religiosa, mesmo que no Buffet ou Sitio, é bom pensar nos momentos de oração e deixar a música fazer parte desse momento de forma adequada.

5) Qual a principal tendência que vocês têm percebido na escolha da música para cerimônia?
Por exemplo: há uma volta à música clássica para compor a cerimônia? Ou, pelo contrário, cada vez mais os noivos optam por músicas modernas?
Os casais que realizam a cerimônia religiosa em Igrejas ou templos tendem ao clássico e tradicional – na minha opinião, a música clássica/tradicional é a melhor opção para esse tipo de celebração, é mais condizente com o ambiente e estará sempre adequada ao contexto religioso.
Já os casais que realizam a celebração num Espaço, preferem usar de músicas modernas para compor todo o cenário e fazer cerimonias mais despojadas onde os próprios noivos fazem seus votos e não há um celebrante religioso – algum amigo ou parente conduz o momento. Neste caso geralmente todo o repertorio escolhido é personalizado ou seja, é adaptado para os instrumentos/vozes que o casal contratou.

6) Quais as mais pedidas?

Para a entrada da Noiva a Marcha Nupcial ainda é a mais pedida. A Ave Maria vem em segundo lugar, para a benção de alianças e das classicas, a Nona Sinfonia de Beethoven é muito usada pra saída. Depois vem as músicas da moda, que hoje são muito pedidas mas daqui 1 ou 2 anos ninguem mais vai usar: Bittersweet Symphony do The Verve, Viva La Vida do Coldplay, etc

7) Costuma-se contratar a orquestra e o coral? Ou o pode-se escolher um ou outro?

Há uma procura maior por casamentos com coral e orquestra, mas nada impede dos noivos contratarem somente a orquestra ou uma orquestra com solistas. Depende muito do gosto musical do casal.

8) Dependendo do local, quantos componentes são permitidos?

Se o local é pequeno e o casal tem até 150 convidados, recomendamos entre 8 -15 músicos. Já Igrejas ou Espaços maiores, com um bom local para acomodar os músicos e mais de 250 convidados, recomendamos entre 20 a 30 músicos. Acima de 450 convidados é importante pensar numa formação maior para se ter o efeito desejado.

9) Se for orquestra, quantos componentes e quais os instrumentos mais usados?

Formações instrumentais/orquestrais nós temos a partir de 8 músicos, geralmente usa-se teclado, cordas (violino, viola, cello, contrabaixo), metais (trompetes, trompa, trombone), madeiras (flauta, clarinete, oboe, fagote) e percussão. De acordo com as músicas escolhidas procuramos adequar a formação e os instrumentos que terão um resultado melhor, orientando o casal na contratação adequada.

10) Quais são as três músicas mais pedidas para a entrada do noivo e noiva, pajens e damas, benção das alianças, cumprimentos finais e saída dos noivos?

- Entrada do noivo e padrinhos
Classicas: Pompa e Circunstancia (Elgar), Jesus Alegria dos Homens (Bach), Abertura Tanhauser (Wagner)
Não clássicas: BIttersweet Symphony (The Verve), Conquista do Paraíso (Vangelis), Clarins de Roma (Max Steiner)

- Entrada da noiva
Classicas: Marcha Nupcial de Mendelsohn, Marcha Nupcial de Wagner, Canon de Pachelbel
Não clássicas: Pms Love Theme (Tema Filme Simplesmente Amor), From This Moment (Shania Twain), Fascinação (F. Marchetti)

- Entrada de pajens e damas de honra
Classicas: Divertissement, Minueto de Bach, Minueto de Boccherini
Não clássicas: Alecrim Dourado (folclore), A Bela e a Fera (A. Menken), Aladdin (A. Menken)

- Benção das alianças
Classicas: Ave Maria (Gounod), Ave Maria (Schubert), Pai Nosso (Malote)
Não clássicas: The Prayer (D. Foster), Nossa Senhora (R Carlos), Aclame ao Senhor (D Zschech)

- Cumprimentos finais
Classicas: Intermezzo (Mascagni), Nessum Dorma (Puccini), Cantate Domino (Haendel)
Não clássicas: Marry You (B Mars), Como é grande meu amor por você (R Carlos), Amigos para sempre (Webber)

- Saída dos noivos
Classicas: Nona Sinfonia (Beethoven), Aleluia (Haendel), Gloria (Vivaldi)
Não clássicas: Happy Day (Tradicional), Without You (Usher), Accidentally in Love (A. Duritz)