E aí que você começa a tirar suas roupas de inverno do armário, seus casacos lindos e poderosos quando de repente …. CHEIRO DE MOFO!!!!! A peça está impecável mas o cheirinho … sem condições?!!!? Muito bem, vamos então à minha lista de dicas e soluções que pesquisei para vocês:

– Coloque suas roupas para lavar e no recipiente onde costuma ir o detergente, coloque 1/3 de xícara de bicarbonato de sódio diluído no vinagre. Se o cheirinho de mofo persistir, repita o processo até acabar por completo! Não se preocupe que a roupa não sairá sem cheiro de mofo, mas com cheiro de vinagre!!!!!

– Se você perceber que usou, mas o cheiro de mofo voltou, deixa a peça de molho na solução de vinagre + bicarbonato por uns 30 minutos para eliminar um eventual fungo que esteja na roupa. Se preferir, pode utilizar essas duas misturas para deixar a roupa de molho: 1 xícara de amônia para 1 litro de água morna, ou 1 xícara de vinagre branco para 1 litro de água morna. Em seguida, lave normalmente e deixe para secar ao sol.

– Para toalhas e tecidos que costumam ficar em contato com umidade, ferva uma panela de água (água suficiente para emergir totalmente a peça de roupa até que ela tenha absorvido o máximo de água). Despeje água fervente sobre a roupa (faça isso em uma pia e use luvas e óculos de proteção, se necessário), ou simplesmente coloque a roupa na panela. Deixe descansar por alguns minutos, e em seguida, esprema a água quente imediatamente. Lave algumas vezes com água fria. Isto é praticamente o mesmo que a lavagem da roupa na máquina, com água quente, mas as temperaturas da máquina podem variar, e neste processo não há desperdício de muita água/energia apenas para o tratamento de uma única peça de roupa. Além de evitar contaminar outras roupas com o mofo.

– Para roupas de tricô ou crochê, basta deixá-las de molho em água morna com sabão em pó ou de coco, e misturar um pouco de amoníaco. No caso de peças brancas, na última enxaguada pode ser colocada uma colher de sopa de água oxigenada para cada litro de água. Vale a pena lembrar que essas roupas nunca devem ser torcidas, e o recomendado é que sequem na sombra.

– Para roupas de lã, utilize sabão neutro mergulhando a peça em uma mistura de água fervida com farinha de trigo, deixando de molho até que esfrie a temperatura ambiente. O enxágue deve ser feito com água pura e um pouco de vinagre, para que a cor seja mantida. Para secar, o indicado é não pendurar e sim colocar numa superfície plana, longe do sol.

– Vale dizer que a sua máquina de lavar também pode ser um problema neste processo todo!! Se você tem uma máquina de lavar de carregamento frontal, olhe para o anel de borracha que veda a porta. Se a parte de baixo, onde a água escoa, parece mofado, então isto pode estar contribuindo para os seus problemas. Tente remover o mofo com uma solução de água sanitária e água pura, ou, em casos extremos, substitua o anel de borracha sem ter que comprar uma nova máquina de lavar. Quando a máquina de lavar não estiver em uso, mantenha a porta entreaberta. Isso irá mantê-la seca e evitará o mofo de crescer.

Depois de tudo isso, suas roupas estão cheirosas para serem usadas durante todo o inverno. Mas lembre-se que daqui 1 ano você pode cair no mesmo problema! Para não ter que repetir todo este trabalho, as diquinhas para donas de casa prevenidas!

– Antes de guardar suas peças, no armário, passe um pano úmido com mistura de vinagre branco e água, depois um pano seco, e deixe as portas abertas por algumas horas para secar bem, antes de devolver as peças

– Tente 1 vez por mês tirar as roupas de inverno para tomar sol! Deixe que elas esfriem antes de coloca-las no armário. Se “suarem” o mofo pode voltar através dos ácaros e fungos.

– Guarde as peças em embalagens a vácuo, de maneira que fiquem protegidas da umidade e de traças. Outra opção são as capas de TNT, que permitem que as roupas fiquem ventiladas. Dispense as capas plásticas, TNT, ou algodão são as ideais. No lugar que tiver guardado suas roupas, cravos-da-índia vão ajudar a deixar um cheirinho gostoso.

capa de algodão para 1 e 3 cabides e zíper.

capa de algodão para 1 e 3 cabides e zíper.

Capa com zíper e TNT para cabides.

Capa com zíper e TNT para cabides.

–  Algumas medidas caseiras simples, como colocar pedaços de giz de lousa ou comprimidos efervescentes (aqueles indicados para má digestão) espalhados pelos guarda-roupa, prometem ser o suficiente para acabar com o excesso de umidade. Você pode fazer pequenos saquinhos de tule e amarra com fita de cetim para coloca-los em seus armários!

Idéias para o seu saquinho de giz!

Idéias para o seu saquinho de giz!

(imagens e fontes: ultiplast.com.brtortija.com.brfeitoirmas.wordpress.com; mundodastribos.com/pt.wikihow.com/casa.umcomo.com.br/moda.ig.com.brorganize-se.comveracascaes.wordpress.com )