Puxei do site da Oz (clique) algumas dicas para que você mantenha o seu quarto sempre arrumado! Se você está preparando sua casa, pensando na mudança depois de casada, a grande dica é pensar que o quarto não deve ser o lugar para guardar um monte de coisas! Prefira deixar o básico no quarto para que o ambiente se mantenha limpo e sereno, para noites tranquilas de descanso! Afinal, entrar no quarto cansada em uma bagunça é muito triste, não é!?

– Para manter o quarto sempre organizado, comece arrumando a cama imediatamente após se levantar, todos os dias. Isso toma pouco mais do que um minuto, e torna o local convidativo para a próxima noite de sono. Além disso, esse hábito atribui ao cômodo uma maior sensação de frescor, limpeza e organização. Após fazer isso, a ordenação do espaço restante é extremamente facilitada.

– Mantenha as peças dos jogos de lençóis juntas e guarde tudo próximo à cama, em gavetas acopladas à cabeceira da própria cama, ou em cômodas e armários. No caso de sua cama não ter gavetas, você pode mandar construí-las ou comprar caixas organizadoras a serem colocadas embaixo dela. Estes lugares são perfeitos para alojar cobertores e roupas volumosas da estação passada. Assim você evita jogar e deixar a bagunça debaixo da cama.

– Certifique-se de que os edredons e cobertores estão limpos antes de guardá-los e ponha sachês entre eles para mantê-los perfumados e frescos. Os edredons devem ser enrolados com folga e não ponha nada pesado sobre eles para não prejudicar o acolchoado. Você pode utilizar space bags, sacos a vácuo que reduzem em até 5x o volume das roupas – são fáceis de usar, sugam o ar com um aspirador de pó.

Dica da blogueira: para você não se perder se já lavou ou não os edredons, só coloque no armário depois de higienizados. mesmo que ainda esteja frio e você está trocando o recheio de edredon mais frio por um mais leve, lave-os sempre antes de guardar para que tudo esteja sempre limpinho e pronto para uso em seu armário!

– Nos travesseiros, tente substituir os revestimentos simplesmente decorativos por fronhas de boa qualidade, que ainda possam cumprir o papel decorativo, sem a necessidade de serem retiradas todas as noites e recolocadas pela manhã.

– Em seu criado-mudo, deixe apenas o livro ou revista que você está lendo no momento. Guarde o restante na pasta ou estante apropriada. Livre-se também do excesso de colônia e perfumes que tem em seu quarto. Guarde apenas aqueles que você realmente gosta e usa. se houver espaço, prefira guardar os perfumes lá!

– Coloque no quarto uma cesta para recolher a roupa suja, evitando assim as roupas pelo chão. Você também pode utilizar sacos de algodão para separar a roupa suja.

– Tudo o que você tem em seu quarto deve ter um espaço específico, pois tudo que não tem seu cantinho certo se perde facilmente. Por exemplo, se você decidir que o lugar de colocar o seu relógio é uma caixa de jóias, ela deve estar sempre no mesmo lugar. Há modelos específicos de caixas criado especialmente para guarda relógios.

– Cada pessoa da casa deve ser a responsável por seu próprio quarto, cama, guarda-roupas e gavetas. Se o quarto não é só de uma pessoa, cada um deve arrumar a parte que ocupa. Para tornar essa tarefa mais simplificada e transmitir uma maior sensação de organização ao cômodo, equipe as camas com gavetas, suportes para livros, escrivaninha e outros acessórios, de modo que um único móvel atenda a maior parte das necessidades antes atendidas por vários deles.

10

(imagem: enxoval blugardenia.com.br)