Dia de dicas das meninas da assessoria de casamento Biscuit Eventos (clique) aqui no blog! Hoje elas falam dos tipos de casamentos que você pode fazer! Eu acabei optando em fazer o civil em diligência, com um jantar em casa e depois o religioso e a festa já que minha igreja não fazia casamento religioso com efeito civil. Acho super legal você entender o que pode ser feito para fazer sua programção e pensar em como realizar seu sonho! preste atenção nas dicas e, se já escolheu seu formato, fique atenta aos prazos! Tanto o processo religioso como o civil pedem uma série de documentos e possuem vários prazos que vocÊ não pode perder! Confira!!!

“Oi meninas,
Vamos ao casamento civil e religioso.
Esse é um momento em que todas as noivas têm dúvida do que fazer, então vamos tentar esclarecer como funciona.

Casamento civil:

Para aqueles que não desejam uma cerimônia religiosa junto com o casamento civil, há duas opções: casar-se no cartório ou em casar-se em diligência, que seria o casamento fora das dependências do cartório, mas celebrado por um juiz de paz. Muitas noivas optam por casarem-se antes do dia da festa em um almoço familiar. Nesse caso, estamos falando do casamento em diligência.

Caso você opte por casar na Igreja ou por ter sua celebração realizada por um líder religioso, suas opções são o casamento apenas religioso (caso já tenha casado no civil ou vá fazer em outro dia) ou religioso com efeito civil (verifique na igreja que você escolheu se existe esta opção – varia de igreja para igreja).

Mesa de doces que fiz para meu casamento civil em casa!

Mesa de doces que fiz para meu casamento civil em casa!

Para todos os casos, você deve dar andamento ao processo da seguinte maneira:

Processo religioso:
- Reservar a igreja com toda antecedência necessária: algumas igrejas em SP estão com filas de até 2 anos.
- Agendar o curso dos noivos e iniciar o processo (algumas exigem mais de um encontro). Todas devem fornecer o certificado garantindo que o curso foi feito.
- Solicitar na paróquia onde foram batizados, as certidões de batismo para fins matrimoniais. (no mínimo 6 meses de antecedência).
- Caso vá se casar em outra igreja que não a mais próxima da residência do noivo ou da noiva, você deve levar a certidão de batismo para fins matrimoniais junto com os documentos pessoais, e comprovante de curso dos noivos para a paróquia mais perto da residência do noivo ou da noiva para solicitar o processo de transferência (no mínimo 4 meses de antecedência). Caso seja na mesma igreja, não há necessidade dessa solicitação.
- Toda a documentação deve ser entregue na igreja onde será realizado o casamento. Vale observar os prazos na igreja que escolher.

Igreja por Andre Pedrotti Flores.

Igreja por Andre Pedrotti Flores.

Em caso de casamento religioso com efeito civil ou apenas civil:
- Os passos do religioso permanecem os mesmos e ainda deve-se dar entrada no cartório mais próximo da residência do noivo ou da noiva com 3 meses de antecedência. Se o casamento for apenas civil, mas em outra localidade, eles irão transferir para o cartório mais próximo do local onde acontecerá o casamento.
Caso seja religioso com efeito civil, o cartório deve te entregar toda a documentação para que você entregue na igreja também.

Mesa para assinaturas que montamos em casa.

Mesa para assinaturas que montamos em casa.

 

Ufa! É um processo complicado, mas esperamos ter ajudado. Caso tenham dúvidas, podem nos escrever.

Beijos,
Dri e Sarah”