O açúcar é um grande vilão da alimentação saudável… Até aí, nenhuma novidade.
Mas há uma saída para manter a saúde sem tirar o doce da alimentação: substituir o açúcar refinado é um dos primeiros passos.
Sabe o açúcar branco que você tem na sua cozinha, que usa no café, bolos, sucos e biscoitos? Sinto dizer, mas é uma das piores formas de adoçar que existe. Além de ter pouquíssimos nutrientes, ele possui aditivos químicos que fazem mal à saúde.
Vale a pena substituí-lo por opções mais saudáveis e nutritivas. Veja algumas opções:
• Açúcar mascavo: possui mais vitaminas e sais minerais que o açúcar branco; não possui aditivos químicos. Pode ser usado para fazer bolos, tortas, etc.
• Açúcar demerara: valor nutricional semelhante ao do açúcar mascavo e também não possui aditivos químicos. Sabor similar ao açúcar cristal; porém com grãos maiores e mais difíceis de diluir. Recomendo triturar no liquidificador antes de consumir. Substitui o açúcar cristal em qualquer receita, sem alterar o sabor
• Mel: fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e minerais. Ações antifúngicas e bactericida. Consumir sem cozinhar porque, quando aquecido, perde nutrientes. Ideal para adoçar bebidas.
• Açúcar orgânico: mais nutritivo que o açúcar refinado e não possui aditivo químico.
• Ágave: adoçante orgânico, tem menor índice glicêmico, menos caloria e adoça 25% mais que o açúcar refinado. Ideal para adoçar cafés, chás, assim como sobremesas
• Stévia: é de origem natural, não causa alteração na glicemia, pode ser aquecido e adoça cerca de 300 vezes mais que o açúcar, sem adicionar calorias à dieta. Portanto, pode ser consumido por diabéticos.
• Sucralose: derivada da cana-de-açúcar, é o único adoçante sem calorias feito a partir do próprio açúcar (sacarose). Ideal para bebidas e para o preparo de receitas de forno e fogão. É saborosa e pode ser consumido por todos, incluindo crianças, idosos, gestantes e diabéticos.

Mas lembre-se de que a maioria das opções mencionadas também causam alteração na glicemia. Então, modere na quantidade!

06

A Dra. Gabriela Ghedini é nutricionista – CRN 3- 24422, especialista pela Escola Paulista de Medicina e Nutricionista atendendo em dois endereços: Clinica Dr. Filippo Pedrinola – tel. 11 3552-3620 e Clinica Dra Thais Pepe – tel. 11 3887-6409 ou 11 3885-7007)