Qual mãe nunca se perguntou sobre essa questão?!
A preocupação em oferecer uma alimentação balanceada para os nossos pequenos é muito grande, justamente para garantir que cresçam e desenvolvam adequadamente.
A alimentação equilibrada nessa fase infantil, está diretamente relacionada com o crescimento, estrutura óssea, imunidade, rendimento escolar, desenvolvimento motor e cognitivo.
Quais elementos não podem faltar na alimentação?
Vamos começar com o famoso e tão julgado leite. Fonte mais pura e certa para atingir a recomendação de cálcio, é o principal responsável por dar ossos fortes e resistentes, garantindo um crescimento adequado sem comprometimento da massa óssea, dentes bem formados, e também é fonte de proteína, auxiliando na construção e manutenção dos músculos. Os derivados do leite (queijos, iogurtes) também possuem calico, mas em quantidades inferiores. Garanta pelo menos 2 copos (250ml) de leite por dia.
Importantíssimo equilibrarmos os estoques de vitaminas e minerais dos pequenos. As frutas, verduras e legumes garantem esse aporte. Procure sempre introduzir frutas como laranja e banana. A laranja, possui quantidade significativa de vitamina C, responsável por aumentar a imunidade, fator importante principalmente para os bebês e crianças que já frequentam a escolinha, ficam muito mais expostos ao virus e bactérias. Na banana, temos a presence da vitamina B, auxilia na manutenção do sistema nervoso, pele, dos olhos e dos cabelos. Outra função interessante da vitamina B, ela ajuda o corpo a absorver melhor outros nutrientes. O ideal é variar o máximo que puder esses vegetais, tanto as frutas como os legumes. A quantidade ideal é muito individualizada e cada criança tem uma necessidade.
As proteínas e os carboidratos, são grupos que não podem faltar de jeito nenhum!! Frango, peixes e ovos são a principal fonte de proteínas que podemos servir aos pequenos. A carne vermelha, é uma importante fonte de ferro e ajuda na produção de células vermelhas no organismo, responsáveis por transportar o oxigênio. A deficência de ferro pode causar anemia. Sempre é importante associarmos com outras fontes de proteína, a proteina vegetal do feijão, ervilha, grão de bico e lentilha.
Os carboidratos, são responsáveis pelo fornecimento de energia para que os pequeninos realizem todas as atividades, fiquem bem dispostos, com bastante concentração nas aulas da escolar. Dentre os carboidratos, temos o arroz, a batata, macarrão, farinha e cereais. Os carboidratos de origem da farinha, dar preferência para o integral e o arroz integral também.
Por fim, não podemos esquecer das gorduras, claro que estou falando de gorduras boas como, óleos vegetais, azeite, canola, de algumas frutas (abacate), peixes (salmão), oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas).
Portanto, vamos ficar atentos com o dia alimentar dos nossos filhotes. Eles precisam de todos os grupos para um bom desenvolvimento. O importante é adequar as quantidades de acordo com a necessidade de cada criança.

13

A Dra. Gabriela Ghedini é nutricionista – CRN 3- 24422, especialista pela Escola Paulista de Medicina e Nutricionista atendendo em dois endereços: Clinica Dr. Filippo Pedrinola – tel. 11 3552-3620 e Clinica Dra Thais Pepe – tel. 11 3887-6409 ou 11 3885-7007)