Voltando de férias, você chegou na sua casa e recebeu várias surpresinhas indesejadas!? A Tv está queimada, a chuva molhou o sofá da sala e a geladeira esta super perfumada … fragrância: alimentos vencidos!? Muita calma nesta hora, ninguém nasce sabendo e podendo prever todos os males que podem acontecer ao deixar a casa fechada e sair de viagem!! Por isso, aqui vão algumas dicas para que você saia tranquila nas próximas férias:

– Apague as luzes – você economiza na conta de energia elétrica e mais, a luz acesa durante o dia dá a dica que não tem ninguém em casa.

– Feche bem as janelas – ladrões e chuvas com vento adoram entrar pelas janelas.

– Para circular o ar, basta deixar duas pequenas janelas basculantes entreabertas – ajuda a evitar o mofo.

– Desligue a chama piloto do aquecedor a gás ou a chave do aquecimento elétrico de água.

– Desligue da tomada os aparelhos de som, televisão, computadores e outros eletrodomésticos – evite os efeitos de uma descarga elétrica.

– Feche o registro geral da água.

– Deixe um telefone de contato com um vizinho ou zelador do prédio de sua confiança – em caso de emergência pode ser necessário entrar em sua casa.

– Junte todos os alimentos na geladeira ou no freezer. O mínimo possível. Evite que em caso de falta de energia os alimentos estraguem.

– Proporcione uma estadia em um hotel para o seu cão ou gato.

– Arrume um amigo para tratar dos passarinhos.

– Coloque um alimentador automático no aquário dos peixes ornamentais – alimentam até 30 dias.

– E com as plantas o que fazer? Existem truques, como enfiar uma garrafa d’água na terra ou fazer a água passar por um barbante de algodão de um balde até a planta. Sabe o que é melhor? Peça para o vizinho cuidar das plantas e não esqueça de oferecer a reciprocidade quando ele for viajar.

– Suspenda, pelo período da viagem, as assinaturas de jornais e revistas semanais. Deixar acumular papel na porta de casa significa não ter ninguém em casa.

– Não esqueça de devolver as fitas na vídeo locadora.

– Proteja os sofás e móveis do sol e da poeira.

– Peça ao vizinho que recolha a correspondência – quando ele for viajar, preste o mesmo favor.

10

(fonte: organizesuavida.com.br e imagem: clamper.com.br