Que tal aproveitar o Natal para testar uma nova receita de CHUTNEY DE FRUTAS SECAS? Além de ser uma ótima opção de acompanhamentos para aves e carnes na ceia, armazenado em potes fechados, você pode usar até 2 anos depois de confeccionado! Ou seja, para o inverno, quando estiver na temporada de foundes, ele pode ser um acomapnhamento excelente para o foundue de carne. Outra opção é usar o chutney com queijos cremosos. Você pode colcar em cima de uma peça de brie ou camebert que fica muito gostoso ou até mesmo preparar canapés com torradas, o chutney e creme de queijo a sua escolha!
Ingredientes:
– 1 xícara de chá mal cheia de damascos bem picados (125g)
– 1 xícara de chá de vinho branco seco (200ml)
– 3 xícaras de chá mal cheias de açúcar mascavo (300g)
– 1 kg de maçãs ácidas, sem cascas, sem sementes e bem picadas
– 1 1/2 xícara de chá de ameixas pretas bem picadas (250g)
– 2 xícaras de chá de uvas passas brancas sem sementes (250g)
– 3 colheres de sopa de gengibre fresco, ralado
– 1 colher de sobremesa de alho socado
– 1 colher de café de pimenra do reino preta
– 1 xícara de chá de vinagre branco (200ml)
Modo de Preparo:
– Deixe o damasco de molho no vinho por 2 horas. reserve o vinho e junte os damascos com os ingredientes restantes, usando apenas metade do vinagre.
– Leve ao fogo e mexa até dissolver o açúcar mascavo. tampe a panela e deixe ferver em fogo médio até ficarem bem macios (em torno de 30 minutos). Tire do fogo, acrescente o vinagre restante e o vinho. deixe esfriar.
– Guarde em vidros pequenos, bem tampados, na geladeira por até 2 anos.
idéia de canapé para a sua ceia e de pote para armazenar sua receita. Ele ainda pode virar uma boa lembrancinha. basta usar um pote bonito e fitas que decorem a embalagem!
(fonte: Receitas & Dicas – coleção União – vol4; couscous-consciousness.blogspot.com; foodinjars.com/; nectarinepie.com)
Deixe uma resposta