O final de semana chegou, você abriu a geladeira e abriu vários potinhos com restinhos do cardápio da semana? Jogar fora ou esquentar de novo para ir à mesa??? E se eu te disser: nem uma coisa nem outra!? Simmmm …. você pode aproveitar os seus “restinhos” em novas receitas para deixá-los novos, deliciosos e prontos para ir à mesa!

A primeira receita de “aproveitamentos” que trago para vocês é de um croquete, o CROQUETE FRANCÊS, que você pode fazer com a carne que sobrou da geladeria e servir durante a trasmissão do jogo de futebol do marido ou na piscina para um aperitivinho gostoso antes da refeição!

06

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina

– 2 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo

– 1 xícara de chá de leite fervente

– 2 xícaras de chá de sobras de carne moída, cozida ou assada (200g)

– 2 gemas

– 1 colher de sopa de suco de limão

– sal, pimenta do reino preta, noz mascada

– farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca para empanar

 

Modo de fazer:

– Cozinhe a manteiga e a farinha mexendo sempre. Acrescente o leite aos poucos e vá mexendo para não formar gruminhos.

– Adicione a carne e os ingredientes restantes, mexa até que desprenda da panela, fazendo uma massa que cole na smãos. Deixe esfriar completamente, enrole os croquetes e passe pela farinha de trigo, ovos e por último farinha de rosca. frite em óleo quente ou panela que não use gordura.  pronto.. pode servir!

P.s. croquetes de carne com queijo cheddar ficam incriveis! Você pode servir ao lado de molhinhos de mostrar, queijos ou até o cheddar mesmo para as pessoas passarem e se deliciarem!

(imagem: youmustgo.com.br – fonte: Livro Receitas & Dicas – coleção União – volume 4)