O casamento envolve muitas coisas além da festa!!! A parte burocrática da união, o jogo de cintura, a família nova, pensar em coisas desde como usar nome de casada ou solteira até a casa que você irá montar!! Morar de aluguel? Ir para um apartamento novo? Reformar? Esta é uma parte que deve ser vista com cuidado pois um casal novo, se adaptando a nova vida de casada, passar pelas discussões que uma reforma implica ou ir morar na casa de alguém, enfim … tudo deve ser muito bem pensadinho e planejado e por isso, pedi para que a arquiteta Eliane Mesquita nos desse algumas dicas para quem vai escolher o seu primeiro apartamento!

Para quem não conhece, a arquiteta nascida em Goiânia, está em São Paulo há 14 anos, realizando projetos contemporâneos, residências e corporativos, sempre de acordo com a necessidade e o estilo de cada cliente.

dicas_primeiro_apartamento_eliane_mesquita dicas_primeiro_apartamento_eliane_mesquita1 dicas_primeiro_apartamento_eliane_mesquita2 dicas_primeiro_apartamento_eliane_mesquita4 dicas_primeiro_apartamento_eliane_mesquita3

Com sua experiência, vale a pena ler as dicas para que você não sofra depois que receber suas chaves da construtora, não é mesmo!? Aqui vão:

“- Localização pode ser tudo de bom, estar próximo ao trabalho, pegar menos trânsito no dia a dia, pode contribuir sim para a felicidade no casamento! Chegar em casa mais cedo para preparar um jantar romântico, pode fazer toda diferença, rsrs!!

- Observar quais são os amenities que o prédio oferece. Uma boa academia, piscina aquecida, bom salão de festas, etc.

- Verificar o tamanho e a posição da(s) garagem(s) pode economizar tempo e dinheiro no futuro. Você vai raspar menos o carro e vaga de gaveta é uma chatice totalmente dispensável. 

- Observar e estudar bem a planta do apartamento. Se possível com a ajuda de um profissional especializado. Pois ele poderá lhe ajudar e ver todas as possibilidade de modificar ou expandir o layout original.

- Reservar algum espaço para um home office, mesmo que seja pequeno, quem vive sem computador, impressora, roteador wi-fii, etc, etc. Temos que ter um espaço mínimo para organizar tudo isso.

- Observar a insolação do edifício é super importante! Procurar apartamentos que tenham sua fachada (janelas) voltada para o Norte recebendo calor e luminosidade adequados. Os apartamentos com fachada Sul tendem a ser bem frios.

- Preferir grandes aberturas das janelas para uma boa ventilação.

- Verificar se existe infra estrutura para receber o ar condicionado. Geralmente as construtoras devem entregar pontos de dreno e elétrica. 

- Verificar se entregam a unidade com medidores individuais de água e gás.

- Pedir cópias dos projetos existentes. (Estrutural, elétrico, áreas molhadas, etc)”

(imagens: elianemesquita.com)