Mês passado foi aniversário do meu pai e eu, meu marido, minha cunhada e meu irmão, organizamos um jantar surpresa para ele. Eu fiquei super feliz e emocionada de poder proporcionar ou viabilizar este momento em família para ele! Vivemos em uma correria tão louca, que dá para contar nos dedos as vezes que a família toda conseguiu estar junta .. vocês já pensaram nisso? Bom, de verdade faltara, primos por mil razões e motivos que todos super entendemos, mas valeu a tentativa!

Estava tão feliz em organizar isso para meu pai, que fiz questão de fazer o bolo para ele. Meu pai adora os meus bolos (coisa de pai) e por isso fiz questão de fazer um especial!

Fui pesquisar na internet e achei este bolo do Álvaro Rodrigues (clique) – que amo – e lá fui eu!!! Vou mostrar aqui todas as fotos que fui tirando e o resultado final que ficou lindo! O bolo é super simples de fazer (tirando o recheio que é mais trabalhosinho) e fica com cara de festa mesmo!!!! Vamos lá:

Ingredientes – Massa:

– 4 ovos tipo jumbo, inteiros (60 g cada) – se não achar o jumbo, coloque 1 ovo a mais que dá certo!
– 180 g de açúcar refinado
– 1 colher (chá) rasa de essência de baunilha
– 120 g de farinha de trigo
– 50 g de nozes, castanhas do pará ou coco fresco ralado
– 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
– 1 pitada de sal
– 30 gramas manteiga derretida e quente

Modo de Fazer – Massa:

– Bata na batedeira os ovos inteiros com o açúcar e a baunilha até obter uma “massa” fofa e esbranquiçada. Em seguida desligue a batedeira, acrescente a manteiga derretida e quente, a mistura de todos os ingredientes secos e envolva delicadamente e rapidamente com auxílio de um fouet até obter uma massa homogênea. Distribua a massa em uma assadeira de 24 cm de diâmetro, untada e forrada com papel manteiga e asse em forno preaquecido à 180ºC até que o bolo esteja assado e dourado. Deixe esfriar e empregue.

 

Ingredientes – Recheio:

– 100 g de açúcar granulado
– 150 ml de água filtrada e fria
– 1 rama de canela
– 1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal (10 g)
– 15 g de amido de milho
– 15 g de farinha de trigo
– 1 lata de leite condensado
– 300 ml de leite UHT Integral frio
– 6 gemas de ovos tipo jumbo (20 g cada), peneiradas
– 1 colher (sopa) de conhaque
– 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de Fazer – Recheio:

– Em uma panela média coloque o açúcar, a água e a canela e leve ao fogo (sem mexer) até formar uma calda rala –  cuidado para não deixar passar! Junte a manteiga e deixe esfriar.

– Em uma panela média coloque o amido de milho, a farinha de trigo, a metade do leite condensado e mexa até ficar liso e homogêneo, Junte o restante do leite condensado, o leite, as gemas, a calda reservada e fria e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um creme firme e brilhante. Deixe o creme esfriar completamente, agregue os aromas e empregue na montagem.

 

Ingredientes – Calda para Regar:

– 200 ml de água filtrada e fria
– 100 g de açúcar granulado
– 25 ml de licor Amaretto Dell’Orso ou conhaque

Modo de Fazer – Calda para Regar:

– Em uma panela pequena misture a água e o açúcar e leve ao fogo até abrir fervura e deixe por mais três minutos. Desligue o fogo, deixe amornar e agregue o licor. Empregue.

 

Ingredientes – Cobertura:

– 250 g de doce de leite firme
– 150 g de manteiga extra sem sal, macia
– 30 g de cacau em pó peneirado
– 1 colher (chá) de essência de rum
– 1 colher (sopa) de conhaque ou rum – como eu não tinha rum em casa eu usei whisky e ficou uma delicia!

Modo de Fazer – Cobertura:

Bata na batedeira o doce de leite, a manteiga e o cacau até obter um creme liso e brilhante. Junte os aromas e bata rapidamente. Empregue.

Decoração

chocolate granulado
raspas de chocolate ao leite
enfeites decorativos
açúcar de confeiteiro

Montagem do Bolo: Em um aro de inox de 24 cm de diâmetro, inicie a montagem do bolo com um disco de massa regada, metade do creme, repita as camadas e finalize com a massa regada. Em seguida, cubra o bolo com filme plástico e deixe gelar por algumas horas ou até o dia seguinte. No dia seguinte, desenforme com cuidado, alise uma camada da cobertura e finalize a decoração com granulado em toda a lateral, raspas na superfície e alguns enfeites. Por último, polvilhe o bolo com açúcar de confeiteiro.

Aqui tenho que contar que não fiz esta decoração! Como era um bolo de aniversário para o meu pai, comprei da Callebaut um palitos de chocolate lindos! Em uma caixa vem uns palitinhos de chocolate mesclado preto e branco enrolados. São bem fininhos e deliciosos! Primeiro eu parti os palitos em tamanhos irregulares e coloquei em volta do bolo todo. Cortei os palitos mais ou menos na altura do bolo. Amarrei com uma fita marrom e minha mãe fez um laço lindo para mim que usamos para enfeitar e dar um acabamento mais bonito no nozinho da fita. Depois coloquei os palitinhos por cima, forrando todo o bolo. Coloquei as velas no bolo com um pouco de cobertura para não ficar torta em cima dos palitos.

O bolo ficou lindo, mas para cortar mão foi tão prático … mas pelo menos ficou lindo. Acabou ficando muito palito na hora de comer .. mas meu pai que ama doce e não desperdiça nada usou os palitos para comer com sorvete!!! o bolo é dele .. ele pode se divertir, não é?! Valeu a pena!!!!

Cortei o bolo em 3 partes só que a primeira tive que fazer uma adaptação .. mas no fim deu certo!

Cortei o bolo em 3 partes só que a primeira tive que fazer uma adaptação .. mas no fim deu certo!

 

Bolo dentro da geladeira!! Já com havia colocado a calda nas duas partes de massa e recheado. Coloquei na geladeira para gelar e firmar um pouco antes do último disco de massa.

Bolo dentro da geladeira!! Já com havia colocado a calda nas duas partes de massa e recheado. Coloquei na geladeira para gelar e firmar um pouco antes do último disco de massa.

Bolo pronto dentro da geladeira. Deixei firmar mais um pouco e só coloquei os palitos em cima e o laço no dia seguinte.

Bolo pronto dentro da geladeira. Deixei firmar mais um pouco e só coloquei os palitos em cima e o laço no dia seguinte.

Bolo pronto! Sem as velas ainda, mas não ficou bonito e masculino?

Bolo pronto! Sem as velas ainda, mas não ficou bonito e masculino?

Coloquei as velas na lateral que achei mais charmoso .. as velas não combinaram, mas foram as únicas que achamos ....

Coloquei as velas na lateral que achei mais charmoso .. as velas não combinaram, mas foram as únicas que achamos ….

Bolo no dia seguinte aberto para vocês verem como ficou!!!!!

Bolo no dia seguinte aberto para vocês verem como ficou!!!!!

p.s.- me desculpem pelas fotos! Estão feias porque na verdade tirei as fotos sem pensar que poderia virar o post!!! Depois que tive a ideia! Espero que testem pois vale a pena!