Você quer emagrecer, seja porque vai casar ou porque está pensando em aumentar a família? na hora de pensar na dieta vem a dúvida: fruta afinal, engorda ou não?

Nos últimos tempos, as frutas e suas calorias têm sido o vilão em pessoas que buscam o emagrecimento. Por conta de teorias e interpretações equivocadas de resultados de pesquisas, muitos, incluindo especialistas, passaram a afirmar que as frutas engordam.
Partimos do princípio que, todo alimento com exceção da água, possui caloria, ou seja, se pensarmos assim todos alimentos engordam!! Tudo depende da quantidade e frequência  a ser consumida.
Hoje posso dizer que, os responsáveis por tantas pessoas acima do peso ao redor do mundo, são principalmente os carboidratos refinados (artificiais). Os vilões são o açúcar (sacarose) e a farinha de trigo refinada, por conta disso, doces, massas, pães, tortas, sorvetes e tudo que for feito com açúcar e farinha de trigo deve ser evitado na dieta.

As frutas são consideradas um dos alimentos mais nutritivos que o ser humano pode consumir. Retirá-las do cardápio não é uma orientação aconselhável e até mesmo podendo se tornar um risco à própria saúde.

O açúcar que encontramos nas frutas é diferente do açúcar dos carboidratos refinados, ele não gera os picos de insulina que são responsáveis pelo acúmulo de gordura no corpo. Elas podem ser consumidas com moderação e sem esse peso na consciência.

Frutas só engordam se você comer mais calorias do que gasta, o que significa muita fruta. Isso vale para todos os alimentos. A dieta ou plano alimentar deverá ser estruturado de acordo com as necessidades energéticas de cada um. A regra de matemática para o emagrecimento ou manutenção é bem simples, consumir a mais do que gasta, engordamos! Consumir a menos do que gastamos, emagrecemos!!!

Algumas frutas devem ser consumidas com mais moderação devido maior quantidade de açúcar e valor calórico que apresentam. Entre elas temos: abacate, caqui, açai e manga. Quando maior a quantidade de água na fruta, menos calorias ela terá. Por isso que melancia, melão e kiwi estão entre as frutas que possuem menos calorias.

Portanto, se você pretente emagrecer com saúde, deve retirar do cardápio os alimentos industrializados, principalmente carboidratos refinados. É importantíssimo a presença das frutas na hora de montar uma dieta equilibrada.

08

A Dra. Gabriela Ghedini é nutricionista – CRN 3- 24422, especialista pela Escola Paulista de Medicina e Nutricionista da Clínica Genesis (Av Ibirapuera, n 2315 8 andar. Tel: 5083-4933)