Tenho um freezer horizontal em minha casa … na verdade, fazem apenas 3 meses que temos este freezer e ele já começou a apresentar manchas de ferrugem.

Fiquei arrasada quando vi e corri para a internet descobrir alguma coisa mágica para resolver aquelas manchas!

Muito bem, achei, ainda não testei (confesso) mas precisava vir contar para vocês .. vai que alguém está precisando desta dica como eu, não é?! Eu posso testar daqui, vocÊs testam d[ai e chegamos em uma conclusão juntas!!!

Muito bem, aqui vai o que minha pesquisa achou:

1. existe um produto chamado Limpa-Inox (clique) que promete remover a ferrugem, oxidação, manchas e sujeira incrustada. Diz que faz tudo isso sem manchar!!!!

2. para quem prefere as soluções caseiras aplique uma mistura feita com gesso ou bicarbonato de sódio, dissolvido em álcool de uso doméstico, até formar uma pasta, usando um pano macio ou uma bucha de náilon para passar na superfície do aço inox. Se preferir, use também uma escova de cerdas macias, com passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido, caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares. Depois é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.

3. com um cotonete embebido em água e ácido nítrico a 10%, (1 parte de ácido e 9 de aguá) faça aplicações tópicas, mantendo o local umedecido durante 20 a 30 minutos, repetindo a operação se necessário. Manchas mais acentuadas exigirão que se esfregue vigorosamente a superfície manchada com uma pasta feita com abrasivo doméstico fino (sapólios), água e ácido nítrico a 10%, utilizando uma bucha de polimento. O tratamento com ácido deverá sempre ser seguido de um enxágue em solução de amônia ou de bicarbonato de sódio e limpeza de rotina..

4. se você não tem mancha nenhuma em seu aparelho, mas quer se prevenir, a limpeza de rotina consiste em usar água, sabão, detergentes suaves e neutros, removedores à base de amônia, diluídos em água morna, aplicados com um pano macio ou uma esponja de náilon. Depois basta enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio. A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto. Essa limpeza rotineira remove facilmente as sujeiras mais comuns e quase sempre remove as mais intensas, fazendo com que as manchas da superfície do aço desapareçam completamente.

Mãos à obra!!!!

limpeza_ferrugem_frrezer_geladeira_aco_inox

(fonte e imagens: quimatic.com.br; limpnet.com.br;