Quando entramos nos corredores de produtos de limpeza dos supermercados, um novo mundo se abre! São tantas as opções e promessas de produtos milagrosos que não sei vocês, mas eu me vejo completamente perdida!!! Será que estou escolhendo o melhor para a minha casa? Será que este vai manchar? Vai deixar tudo cheirosinho? Eu adoro ter a casa com aquele perfume de limpeza, bem fresquinho!!!!

Por isso hoje resolvi trazer para vocês algumas dicas básicas de limpeza para seu móveis de madeira e derivados. Importante estarem limpos e com os produtos certos, não só pela higiene, mas também para que você possa estender a vida da sua mobília, conservando-os por mais tempo!!!

10

1. Tipo de acabamento do móvel
A forma de conservar está diretamente relacionada com o tipo de acabamento e de material que foi usado na fabricação do móvel, assim é importante identificar a matéria-prima empregada. É fundamental saber que tipo de acabamento foi usado no móvel antes de proceder a conservação.

2. Poeira
Deve-se começar tirando a poeira cuidadosamente com um pano seco ou espanador, para que não haja o perigo do pó sob a pressão e movimento do pano arranhar a superfície.

3. Água
Móveis e umidade não são amigos! É verdade que existem móveis especialmente construídos para a exposição à umidade, como os móveis para jardim e os móveis náuticos, mas para maior durabilidade dos móveis mais comuns que são os destinados ao uso interno é muito importante manter a água bem longe. Água em excesso sempre danifica os móveis de madeira e os fabricados em aço podem oxidar em contato com ela. Durante a limpeza é muito importante não deixar acumular água especialmente nos cantos evitando infiltrações.

4. Produtos abrasivos
Jamais utilizar produtos ponte agudos ou abrasivos durante a limpeza, como espojas de aço ou saponáceos, pois eles podem provocar riscos no acabamento.

5. Cera e lustra-móveis
A cera e o tradicional Lustra-Móveis dão uma aparência renovada ao móvel além de deixar um cheirinho gostoso. Porém ao se optar em usá-los deve-se levar em conta que a sua presença sobre o acabamento pode dificultar posteriormente uma eventual repintura do móvel, pois eles podem reagir quimicamente com os produtos de pintura que forem empregados.

6. Produtos químicos
Produtos de limpeza aparentemente inofensivos como os limpadores de uso doméstico geral podem conter componentes químicos que atacam os materiais empregados no acabamento de móveis. É possível encontrar as mais variadas receitas mágicas para limpeza de móveis, desde aquelas que utilizam produtos caseiros como vinagre, creme dental, limão, soda cáustica, etc, até aquelas que sugerem o uso de produtos químicos como a terebentina e o amoníaco, mas de forma geral elas podem oferecer risco ao usuário e ao móvel. Sugerimos usar o bom senso antes de optar por estas técnicas e testar em uma parte não visível antes de fazer o uso e jamais deixar de usar equipamento de proteção, como luvas é óculos.

7. Panos
Panos usados na limpeza doméstica geral podem conter partículas abrasivas e riscar o acabamento. É recomendável usar panos novos ou que sejam destinados exclusivamente para este fim. As flanelas são boas por serem mais macias.

8. O que não se deve utilizar
Detergentes não neutros, limpadores instantâneos, produtos de limpeza de fornos ou à base de amônia e saponáceo. Estes produtos químicos que podem danificar o acabamento dos móveis.

Esponjas duras, ásperas e palhas de aço. Elas podem riscar e danificar os móveis.

Lustra-móveis coloridos ou cera: podem deixar resíduos, causando manchas no móvel.

Pano de louça: pode conter resíduos abrasivos.

Pano encharcado: o acúmulo de água, especialmente nos cantos, causa danos ao móvel.

Pano seco é bom ser evitado, pois com o tempo desgasta o móvel. Caso seja empregado fazer pouca pressão.

9. Manchas difíceis ou danos maiores
Nestes casos o melhor a fazer é chamar um profissional para ter uma melhor orientação de como proceder.

Na semana que vem, vou trazer as dicas referente à limpeza x acabamento dos moveis. Dependendo do acabamento, você deve ter um cuidado especial .. até lá!!!!

(texto publicado no site: organizesuavida.com.br)