Hoje vou falar para as mães, mas principalmente para aquelas que já estão com seus pequenos indo à escola!

Sabe-se que, as crianças estão em constante desenvolvimento físico, motor e neurológico, para garantir todas essas fases de forma saudável, é de extrema importância que elas mantenham uma alimentação regrada e balanceada, cheia de nutrientes, vitaminas e minerais. O equilíbrio dos nutrientes deverá acontecer nas principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), como também nos lanches intermediários, principalmente no lanche realizado na escola, com objetivo principal de garantir estoques e reposição desses nutrientes afim de não comprometer no rendimento escolar e outras atividades.

O lanche escolar é imprescindível, diminui o tempo de espaçamento entre as principais refeições, evita que consuma massa muscular para fornecer energia, diminui o cansaço, melhora a concentração, reduz dores de cabeça e tonturas, melhora os níveis de colesterol e açúcar no sangue, diminui a chance de excesso de peso, e muito mais.

Abaixo gostaria de citar alguns cuidados que devemos ter ao elaborar as lancheiras:
– Evitar alimentos que possam estragar facilmente como os frios, queijos e iogurtes, caso tenha lancheira térmica podemos tornar essa opção mais agradável;
– Evitar alimentos gordurosos, como frituras, coxinha, risoles;
– Diminuir consumo de bebidas com baixo poder nutricional e excesso de açúcares como refrigerantes e sucos industrializados;
– Abuse das frutas;
– Faça sanduíches com patês a base de proteínas (frango, atum, cottage, ricota, frios);
– Evitar as bolachas recheadas;
– Evitar balas, chicletes e chocolate em excesso;
– Cuidado com bolinhos industrializados, prefira bolos caseiros;
– Preparar o lanche logo de manhã, pouco antes de a criança ir para a escola.

lancheira_termica

Exemplos de lancheiras térmicas.

Exemplos de lancheiras térmicas.

Caso você não tenha uma lancheira térmica, não tem problema, podemos partir para opções como embalar os produtos (frutas, lanches) com papel alumínio e usar um produto disponível nas lojas para manter resfriados os alimentos. Esse produto é um plástico lacrado que contém água dentro e, quando colocado no congelador, vira gelo e pode ser introduzido na lancheira para manter os alimentos fresquinhos.

No próximo post deixarei algumas sugestões práticas para lancheira dos pequenos.

Boa preparação para vocês!

A Dra. Gabriela Ghedini é nutricionista – CRN 3- 24422, especialista pela Escola Paulista de Medicina e Nutricionista da Clínica Genesis (Av Ibirapuera, n 2315 8 andar. Tel: 5083-4933)