Fazia tempo que não sugeria a Itália para a lua de mel e por isso pedi para a Teresa Perez (clique) algumas dicas para os casais que, como eu, amam o povo e a história italiana!!!!

A região de Toscana é sinônimo de povo acolhedor, história milenar e encantos sem fim. Caminhar pelas pequenas ruelas das cidadezinhas, desfrutar da gastronomia e experimentar vinhos produzidos no local são um convite para qualquer casal ficar ainda mais apaixonado. Por isso, escolhi a Toscana para esta semana!!!!!

lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez8

Segundo os costumes italianos, para ter sorte um casamento deve ser celebrado no domingo, dia santo. O uso do véu para esconder o rosto da noiva foi outro costume iniciado na Itália antiga, e tinha o supersticioso objetivo de afastar “maus espíritos” que pudessem se aproximar da moça. Já o noivo, para garantir boa sorte ao enlace, entra na igreja com um pedaço de ferro no bolso, que acredita-se afastar mau olhado.

Com tanta tradição, o destino pode ser muito especial para os casais!

Na hora de montar o seu roteiro, não deixe de passear por Florença. Capital da Toscana e sua maior cidade, Florença já foi assentamento romano, cidade-estado e capital do breve Reino da Itália. No século 15, após cair nas graças da poderosa família Médici, os Grãos Duques da Toscana, Florença se tornou uma das cidades mais ricas da Idade Média.

lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez3

O florim, moeda local e a mais valiosa de sua época, tornou-se um importante catalisador do comércio do oeste europeu: financiando desde a indústria húngara aos reis ingleses durante a sangrenta Guerra dos Cem Anos.

Considerada um museu a céu aberto, suas ruas históricas, adornadas com a Fonte de Netuno de Ammanati e o Campanário de Giotto são consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez10

Além de servir de berço aos gigantes do Renascimento, Florença continua a produzir talentos como os estilistas Gucci, Salvatore Ferragamo, Roberto Cavalli e o cineasta Roberto Benigni. A capital é uma das cinquenta mais importantes para o mercado da moda mundial, além de uma das mais ricas cidades italianas. É impossível caminhar pelas ruas florentinas sem ficar extasiado pela força do espírito humano. A beleza de Florença permanece suspensa em uma época explosiva de criatividade que transformou o mundo por meio da arte, ciência e arquitetura.

A Toscana é pequena e você pode conhecer diferentes regiões.

lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez9

Montalcino a apenas 109 km da capital, é um bucólico vilarejo medieval, localizado no alto de uma colina é ideal para um passeio de meio dia.

Rodeada pelos vinhedos produtores do Brunello, um dos melhores vinhos tintos da Itália, a cidade oferece uma enoteca localizada na Fortezza, uma fortaleza do século 14, onde uma grande variedade de vinhos pode ser provada.

As ruas de Montalcino parecem ter parado no tempo e proporcionam agradáveis passeios. No caminho entre a Fortaleza e a cidade, há o Mosteiro de Santo Agostinho e sua igreja do século 14.

Na Piazza del Popolo, a torre do Palazzo Comunale dos séculos 13 e 14 dominam a paisagem. A três quilômetros do vilarejo fica a Biondi Santi, lendária vinícola local estabelecida há mais de 100 anos, onde foi criado e até hoje é produzido o legítimo Brunello di Montalcino.

lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez4

Outra cidade vizinha e charmosa que vale a parada é Siena, há apenas 73km de Florença. Encantadora como tantas cidades da Itália, a cidade consegue se diferenciar pela história de um passado que ainda parece estar vivo em suas ruas. Segundo a lenda, a cidade teria sido fundada pelos filhos de Remo, Aschio e Seno. Até hoje, observa-se pela cidade várias estátuas contando trechos dessa história. Mas o passado está muito visível também pelas construções belíssimas da cidade, que se manteve conservada ao longo dos séculos.

lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez7

RESTAURANTES
Algumas das especialidades da cozinha toscana são as massas recheadas, os presuntos, os queijos (parmesão e pecorino), e sobremesas como torta di limone e torta di riso. Entre os ingredientes produzidos aqui, estão alguns dos melhores azeites do mundo e os deliciosos cogumelos selvagens, colhidos principalmente no outono.
A Toscana também é região produtora de alguns dos melhores vinhos italianos, destacando-se os do sudeste: Chianti Clássico, Brunello di Montalcino e Vino Nobile di Montepulciano.

Enoteca Pinchiorri: Classificado com três estrelas no guia Michelin e conhecido por possuir uma das melhores adegas do mundo, a Enoteca Pinchiorri oferece pratos deliciosos para acompanhar todos os vinhos. É difícil definir se a cozinha acompanha os vinhos ou se os vinhos acompanham a cozinha. O ambiente é elegante e há um jardim muito charmoso para jantares no verão.  Informações: Via Ghibellina, 87. Florença. Tel: 39 55 242777.  É necessário fazer reservas.

lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez2

Ristorante Butterfly: Batizado em homenagem à Ópera de Puccini, o restaurante, classificado com uma estrela no guia Michelin, está bem localizado numa elegante casa de campo. No verão, as refeições são servidas nos jardins decorados com tochas. Pratos modernos dão nova vida à cozinha toscana, acompanhados de uma extensa seleção de vinhos. Informações: S.S. 12 del Brennero, 192 Marlia. Lucca. Tel: 39 583 307573. Sugerimos fazer reservas.

lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez6

Osteria Le Logge:  A Osteria Le Logge muda seu menu quase que diariamente. As melhores mesas estão na sala de jantar no andar de baixo – que um dia foi uma farmácia – ou nas mesinhas montadas na calçada. Os antepastos e primi (entradas) são sempre deliciosos, refletindo fielmente a cozinha toscana. Há uma excelente carta de vinhos.
Informações: Via del Porrione, 33. Siena. Tel: 39 577 48013.

lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez5

HOTÉIS

Castello del Nero Hotel & Spa – Tavarnelle Val di Pesa: Originado de um autêntico castelo do século 12, no coração da região vinícola de Chianti, na Toscana, o Hotel Castello del Nero é um santuário nas colinas, com verdejantes vinhedos e belos olivais, à curta distância de Florença e Siena. Com apenas 50 apartamentos e suítes, oferece espaçosas acomodações que combinam o luxo com a rusticidade de tetos de madeira e afrescos originais. Uma verdadeira e inesquecível experiência toscana fica completa com um serviço primoroso, uma gastronomia elaborada com ingredientes locais e com o fantástico spa da marca ESPA, que oferece tratamentos holísticos e artesanais.

lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez

lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez11 lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez12

 

Castiglion del Bosco  – Val di Orcia, região de Montalcino:  Em uma típica casa de campo, cercada por vinhedos que parecem não ter fim, está o charmoso hotel Castiglion del Bosco. Ali, o casal vivencia a vida toscana em todo seu esplendor. O belíssimo hotel Castiglion del Bosco está localizado em meio às verdejantes colinas de Val d’Orcia, a 12km da cidade de Montalcino e à uma curta viagem de Florença. Conta com a quinta maior vinícola da Toscana, além de muita história: sua propriedade abriga ruínas de igrejas, fortes e fortalezas de mais de dois mil anos. As 23 suítes e as nove villas estão instaladas em prédios restaurados do século 17 e 18. Requintada gastronomia pode ser saboreada no restaurante La Canonica Tuscan, e no spa os visitantes desfrutam de tratamentos realizados com base em ingredientes orgânicos.

lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez1

lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez13 lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez14 lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez15

Four Seasons Hotel Firenze – Florença:  O hotel Four Seasons está instalado em um antigo palácio que foi restaurado e hoje conta com elegante decoração – os afrescos originais da época renascentista acolhem seus visitantes de forma única e aconchegante. Com apenas 116 quartos e suítes, o hotel conta com tratamentos especiais no spa e excelentes opções gastronômicas, como o restaurante Il Palagio, estrelado pelo guia Michelin.

lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez18

 

lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez16 lua_de_mel_toscana_dica_teresa_perez17

(imagens: teresaperez.com.br; omundoaosmeuspes.com.br; vinhoedelicias.com.br)

assinatura_tpt (3)