Sou suspeita para falar do farelo de aveia, sou fã número 1 deste alimento. Considerado um dos melhores amigos das dietas, tratamentos e qualidade de vida. Vamos conversar um pouquinho dos benefícios….

farelo_de_aveia_beneficios2

São inúmeros os benefícios, mas hoje quero destacar os principais:

– Promove saciedade: O farelo possui muito mais fibras do que o próprio grão de aveia. Essa fibra tem função semelhante a um gel, forrando e preenchendo o estômago. Além de tornar a absorção dos nutrientes mais lenta, consequentemente deixando o “bolo” alimentar parado por maior tempo;

– Melhora a função intestinal: Esse gel que as fibras formam, estimula muito a função intestinal e também melhora a composição da flora e potencializam os movimentos peristálticos;

– Ajuda a defender o organismo: Melhora a parte imunológica do corpo; Fortalece todo sistema imunológico;

– Diminui risco para diabetes: Por conta do gel formado pelas fibras, diminuimos a absorção de alguns nutrientes conforme falei anteriormente, um desses nutrientes é a glicose.

– Amigo do coração: Diminui a absorção do colesterol circulante no sangue. Retarda absorção, diminuindo muito a chance de aumentar o colesterol.

– Melhora qualidade de vida, proporcionando bem estar: a aveia e farelo contém triptofano, um precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle do nosso humor, conhecido como amigo do bem-estar.

– Ótimo para o cérebro: O farelo possui ótimas quantidades de vitaminas do complexo B, que ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular.

farelo_de_aveia_beneficios1

Mas qual seria a quantidade recomendada de farelo de aveia para atingirmos todos esses benefícios?

Claro que, a quantidade sempre é muito individualizada, não podemos esquecer que é um alimento composto também de carboidratos e cada um necessita de uma dose diária diferente de fibras. Orientamos em media de uma a duas colheres de sopa por dia. Vale lembrar da importância da água junto ao consumo de fibras, de 2,0 a 3,0 litros por dia. Não devemos ingerir muita fibra e sem hidratação para “lubrificar” toda esse bolo.

Como consumir o farelo de aveia?

Consumir em iogurtes, sucos de fruta, vitaminas, em frutas, fazer preparações doces ou salgadas como bolos, tortas, biscoitos, pães e omeletes. Possui uma enorme variedade no preparo.

Existe alguma contraindicação?

Apesar de ser um alimento super saudável, vale atentar que em sua composição de proteínas, uma delas é o famoso Glúten, item que precisamos tomar um certo cuidado em pacientes celíacos e com sensibilidade ao glúten. O excesso de fibras em algumas situações pode ser prejudicial, devendo atenção aos portadores da síndrome do intestino irritado ou colite, pois as fibras aumentam a inflamação e irritação.

Portanto, não esqueça da sua dose diária de farelo de aveia!!! No próximo post trago algumas receitinhas com farelo de aveia.

Beijos e até semana que vem!!

farelo_de_aveia_beneficios

(imagens: dietadukan.com.br; revistashpae.uol.com.br)

A Dra. Gabriela Ghedini é nutricionista – CRN 3- 24422, especialista pela Escola Paulista de Medicina e Nutricionista da Clínica Genesis (Av Ibirapuera, n 2315 8 andar. Tel: 5083-4933)