Uma coisa que sempre tive comigo, é que para mim casamento é ritual e por isso, igreja ou cerimônia, tem que ter! A festa é bagunça, é celebração, mas se os noivos puderem fazer uma cerimônia, e eu por ser católica, ter a igreja seria importante! Para mim é super simbólico pensar em entrar com meu pai, até porque ele sempre esteve ao meu lado, e sempre realmente segurando a minha mão e me apoiando .. essa é a nossa história de verdade e pensar neste simbolismo em ter ele entrando na igreja comigo é muito importante e emociante! Por isso que quero que a cerimônia seja algo especial, mesmo não tendo preferência por igreja nenhuma! Meu noivo tinha e a sugestão dele para mim, foi ótima! E aqui fica a dica do que se deve pensar: uma igreja bem localizada, de fácil acesso e do tamanho do seu casamento. Você deve pensar que igreja é o tipo do lugar que só os íntimos e familiares acabam indo. Noiva entrando em uma igreja muito vazia pode ficar meio triste então, é sempre bom você verificar na igreja que escolheu, a capacidade para que não fique chateada! Outra coisa que você deve pensar, são as normas da igreja. Antes de fechar, verifique: – número de aberturas de porta: geralmente abrem-se as portas para padrinhos e noivo, daminhas e pajens e por último, a noiva. Se você quiser fazer uma homenagem para alguém para levar as alianças por exemplo, isso pode não ser possível. Por isso é bom verificar direitinho para que nada estrague seus planos antes de fechar! – número de casais no altar: você deve verificar quantos casais de padrinhos são permitidos além dos pais dos noivos. Muitas igrejas também estipulam este limite. – fornecedores cadastrados: verifique quais são os fornecedores cadastrados caso você tenha alguma preferência. Algumas igrejas não permitem que outros profissionais trabalhem além dos credenciados. – casamento religioso com efeito civil: isso não vai impedir você de casar na igreja dos seus sonhos, caso ela não faça religioso com efeito civil, mas é bom verificar para você já se organizar em relação à isso. – horários: a maioria das igrejas faz reservas por horário (hora em hora). verifique direitinho se já existem noivas na sua data ,caso você faça questão de ser a única na noite. O bom é que você não precisa dividir a decoração com ninguém e pode fazer como sonhou, o ruim é que o investimento pode acabar saindo mais alto que o esperado!

Decoração por Zezinho Decorações na Catedral de Cuiabá.

Decoração Mosteiro de São Bento por Zezinho Decorações.

Basílica do Carmo decorada por Marcio & Celso Decorações.

Igreja marcada, é hora de pensar no local da festa! Eu por exemplo sempre pensei em casar em São Paulo (onde moro) acho lindo casamentos na praia, campo ou até os destination weddings, mas acho que sou um pouco prática para essas coisas e pensar na mobilização que meus convidados teriam, sempre me incomodou! Por isso que para mim, casar na cidade era algo muito bem resolvido. Para escolher o lugar, levei em conta que apesar de ser na cidade, não queria casar em um lugar todo fechado. Me agradava a ideia de um jardim, uma varanda, uma parte externa enfim .. algo que não me desse a impressão de estar casando em um caixote fechadão, sabe? Escolher o lugar, conseguir adequar as datas das famílias e da igreja e pronto?! Não!!! Você deve analisar muito bem o contrato que está fechando antes de assinar: – o lugar tem gerador? – o lugar tem ar condicionado: festa perfeita com convidados no forno não funciona!!!! Ainda mais no país que moramos … – o tamanho x o seu número de convidados: casar em um lugar lindo e enorme para poucos convidados, por mais animado que seja, pode dar a impressão que a festa não decolou. Além do salão ficar com a impressão de vazio, você pode acabar tendo um gasto muito alto com decoração e fechamentos para adequar o espaço à sua festa! Cuidado! – horários de montagem e desmontagem: importante você ter todas as normas do lugar, pois isso também pode encarecer a montagem do seu casamento. Poucas horas de montagem, significa mais pessoas trabalhando para que tudo fique pronto à tempo! – fornecedores cadastrados: mais uma vez, verifique onde há exclusividade e já peça orçamentos para entender a grandeza do seu investimento se for casar lá! De repente o aluguel do espaço está dentro do seu orçamento, mas os profissionais exclusivos, fazem a sua verba estourar! Verifique direitinho! – cozinha: alguns lugares são lindos, mas não possuem uma cozinha montada. Fique atenta às condições e instalações do espaço. Alguns detalhes como esse podem dificultar o trabalho dos profissionais ou encarecer seus orçamentos! – banheiros: se sua opção for casar em um parque, ou até em casa, nunca se esqueça de verificar se existem banheiros suficientes para seus convidados. Hoje em dia os banheiros químicos estão supermoderninhos e alguns nem parecem ser banheiros químicos mesmo … mas vale dar uma olhada nisso para que a sua festa além de linda e animada tenha infra-estrutura! – estacionamento e vallet: a maioria dos lugares possui este serviço, mas verifique de qualquer forma, sempre!!

Decoração Jockey SP por Bossanova.

Casa Fasano.

Depois desse check-list de igreja e local para festa ok, é o seu casamento que vai tomando forma! Masss .. está só começando… ehehehe … boa sorte para todas nós, né?!!!   p.s. para ler os outros post desta série clique aqui! (imagens: zezinhodecoracoes.com; marcioecelso.com.br; casafasano.com.br; bndecoracao.com.br/)