Eu já fiz um post para vocês com dicas de como limpar e conservar a sua prataria. (clique aqui para ler)

Mas esta semana chamei um especialista em casa para dar uma olhadinha nas minhas peças e ver em que eu poderia dar o banho de verniz. Para quem não sabe, este banho, cobre a sua peça como uma película que manterá ela limpa por muito mais tempo, evitando a oxidação e aquele aspecto preto e feio!!! Você pode dar dois tipos de banho: banho de ródio ou verniz cataforético. Eles não tiram as ranhuras e defeitos das peças já usadas, só irão proteger a peça limpa (por isso a conservação) do processo de oxidação.

Eu estou orçando o de verniz. O problema é que não pode ser feito em nada que vai comida, ou que você vai usar.. por exemplo, na bandeja, o açúcar pode corroer o verniz e estragar! No final você pode dar em objetos de decorativos somente, bandejas que fiquem paradas (como em mesa-bar), caixinhas, carrinhos.. essas coisas!

Bom, eu resolvi arriscar e dar o banho nas minhas bandejas também! Champagneira e rechauds também não podem receber o verniz.

Mas à parte esta história do banho, o que eu queria contar é que ele olhou como eu aguardava as peças e deu uma dica otima!

Ele falou que o feltro é otimo, mas que mesmo assim, o ar ainda passa, não veda por completo. Se você quiser limpar, usar, guardar e ver sua peça linda e brilhante do jeito que deixou deve:

– enrolar no papel de seda (e pode ser de qualquer cor, não muda nada!)

– colocar dentro de um plástico e fechar com um arame (tipo aqueles de pão, sabe?!)

– por último se quiser, colocar o feltro!

Eu vou seguir todas as dicas e depois conto para vocês!

peças decorativas podem receber o banho que evita o processo de oxidação.

peças decorativas podem receber o banho que evita o processo de oxidação.

conservacao_prataria_blue_gardenia1 conservacao_prataria_blue_gardenia2

Os bules estão de fora dos banhos!!!! Limpeza e saquinho neles!

Os bules estão de fora dos banhos!!!! Limpeza e saquinho neles!

(imagens: bluegardenia.com.br)