A hora de escolher as músicas da sua cerimônia é super importante!!! O repertório que você escolher pode fazer toda a diferença durante o casamento e sem dúvida não é apenas um detalhe, muito ao contrário! Através do coral e das músicas, a celebração fica ainda mais emocionante e as músicas ficarão marcadas para sempre em sua vida! Eu amei escolher minhas músicas e não vejo a hora de ver o filme para reviver tudo isso – confesso que na hora tudo passa de uma maneira tão rápida, meio como um filme que olhando para trás, dá vontade de passar por tudo de novo!!!

Por isso, recebi algumas perguntas e respostas do maestro Danillo Del Chiaro – do Coral del Chairo (clique) que podem te ajudar na hora de montar o seu repertório!

08

1) Qual o tipo de música que mais se pede para a cerimônia de casamento?

A música clássica ainda é a mais pedida, nunca sai de moda e tem muitas opções para todo tipo de cerimonia, das mais simples as mais solenes.

2) Pessoas de todas religiões contratam vocês? Quais as músicas pedidas para cada uma?

Fazemos cerimonias de todas as religiões, no geral o repertório não se modifica, apenas temos que alinhar o roteiro de cada cerimonia. Algumas religiões pedem músicas (como a Católica Ortodoxa, por exemplo) para as entradas e saidas e durante a cerimonia é necessário cantar músicas específicas para o rito daquela celebração. Em casamentos católicos é quase obrigatório o uso da Ave Maria, já nos evangélicos um hino ou canção de louvor. Mas para os demais momentos os casais usam músicas de sua preferencia dentre as tradicionais, clássicas e até mesmo temas modernos de rock, MPB, etc.

3) Para cada horário (manhã, tarde, noite) existe uma seleção específica?

A música deve acompanhar todo o contexto do casamento. Geralmente os casamentos pela manhã ou tarde são mais leves, suaves, sem muito brilho e a música deve também ser mais suave- instrumentos de cordas e flauta acompanham bem esse tipo de cerimonia. Já os casamentos noturnos são geralmente mais solenes, permitindo o uso de instrumentos fortes, muitas vozes e clarins.

4) Para cada ambiente (buffet, chácara, igreja) existe um tipo de música?

Os noivos que farão a cerimonia em uma Igreja devem respeitar o seu templo religioso e procurar seguir as regras do local. A música nesse caso faz parte do rito, é necessário que ela dialogue com o celebrante e os momentos da cerimonia. Já os que se casam no Buffet ou Sitio têm mais liberdade de ousar ( muitas vezes essas cerimonias não tem contexto religioso, é apenas um casamento civil ou com um Mestre de cerimonias). Porém se houver uma celebração religiosa, mesmo que no Buffet ou Sitio, é bom pensar nos momentos de oração e deixar a música fazer parte desse momento de forma adequada.

5) Quais as mais pedidas?

Para a entrada da Noiva a Marcha Nupcial ainda é a mais pedida. A Ave Maria vem em segundo lugar, para a benção de alianças e das clássicas, a Nona Sinfonia de Beethoven é muito usada pra saída. Depois vem as músicas da moda, que hoje são muito pedidas mas daqui 1 ou 2 anos ninguém mais vai usar: Bittersweet Symphony do The Verve, Viva La Vida do Coldplay, etc

6) Costuma-se contratar a orquestra e o coral? Ou o pode-se escolher um ou outro?

Há uma procura maior por casamentos com coral e orquestra, mas nada impede dos noivos contratarem somente a orquestra ou uma orquestra com solistas. Depende muito do gosto musical do casal.

7) Dependendo do local, quantos componentes são permitidos?

Se o local é pequeno e o casal tem até 150 convidados, recomendamos entre 8 -15 músicos. Já Igrejas ou Espaços maiores, com um bom local para acomodar os músicos e mais de 250 convidados, recomendamos entre 20 a 30 músicos. Acima de 450 convidados é importante pensar numa formação maior para se ter o efeito desejado.

8) Se for orquestra, quantos componentes e quais os instrumentos mais usados?

Formações instrumentais/orquestrais nós temos a partir de 8 músicos, geralmente usa-se teclado, cordas (violino, viola, cello, contrabaixo), metais (trompetes, trompa, trombone), madeiras (flauta, clarinete, oboe, fagote) e percussão. De acordo com as músicas escolhidas procuramos adequar a formação e os instrumentos que terão um resultado melhor, orientando o casal na contratação adequada.

9) Qual o valor de cada um?

O Valor varia de acordo com o pacote fechado, se haverá necessidade de sonorização, ensaio, se a cerimonia é dentro da cidade de SP ou fora de São Paulo, enfim, para se ter uma idéia, o custo por músico varia entre R$ 400 a R$ 600.