Continuando com as dicas de Teresa Perez Tours (clique) pela Croácia, hoje vamos falar da capital Zagreb!! Localizada na parte noroeste do país e é a única cidade croata com mais de um milhão de habitantes. A cidade surpreende visitantes e é diferente de qualquer outra capital.

Zagreb é cenário de filme antigo, bucólico e tranquilo. Apesar dos recentes conflitos da desintegração da Iugoslávia nos anos 90, a calmaria de Zagreb parece ter sido intocada. Os prédios – alguns deteriorados – marcam a história da cidade. A gentileza está estampada em cada esquina: o ritmo de vida é vagaroso, os moradores são educados e serenos, não poluem as ruas e estão sempre dizendo HVALA (obrigado).

lua_de_mel_croaci_croaci_zagreb_teresa_perez

Zagreb está ainda mais atrativa no verão. Com menos turistas, a cidade torna-se quase um cenário particular, que merece ser vivido e apreciado de alguma das agradáveis cafeterias espalhadas por toda a cidade.

PASSEIOS

Gornji Grad, Donji Grad (Cidade Alta, Cidade Baixa): As ruas da cidade conservam a atmosfera barroca e revelam, a cada novo ângulo, as imagens pitorescas de feiras ao ar livre e a diversidade de manifestações artísticas. A Praça Bana Jelacic fica no coração do centro histórico e a partir dela pode-se caminhar e explorar muitas das atrações da cidade.

lua_de_mel_croaci_croaci_zagreb_teresa_perez1

St. Mark’s Church (Igreja de São Marcos): Um dos edifícios mais antigos da cidade, construído no século 13. O destaque desta igreja fica por conta do telhado multicolorido de azulejos decorados.

lua_de_mel_croaci_croaci_zagreb_teresa_perez2

Mercado Dolac: Desde 1930 o colorido mercado de Zagreb oferece frutas, verduras, plantas, ervas medicinais, artigos têxteis e outros produtos típicos – proporcionando um contato direto com a cultura do país.

lua_de_mel_croaci_croaci_zagreb_teresa_perez3

Rua Tkalciceva: À esquerda do Mercado Dolac, esta conhecida rua de pedras leva à Cidade Alta. Repleta de butiques, bares, restaurantes e galerias de arte em mansões do século 19. A rua também abriga a Sociedade do Café de Zagreb, com mesas sempre disputadas no final da tarde.

lua_de_mel_croaci_croaci_zagreb_teresa_perez4

RESTAURANTES

Gallo (clique): O restaurante Gallo está localizado em uma imponente construção no coração da cidade. Apresenta cozinha mediterrânea moderna, variedade de massas e frutos do mar. Informações: Hebrangova, 34. Zagreb. Tel: 385 1 4814014.

lua_de_mel_croaci_croaci_zagreb_teresa_perez5

Marcellino (clique)Comparada ao consagrado Gordon Ramsay de Londres, a sofisticada cozinha internacional do Marcellino impressiona os paladares mais exigentes. Enormes janelas integram o salão ao jardim onde árvores ancestrais são realçadas por efeitos de iluminação. Informações: Jurjevska, 71. Zagreb. Tel: 385 1 4677111.​​

lua_de_mel_croaci_croaci_zagreb_teresa_perez6

Vinodol (clique): Em uma esquina tranquila do centro de Zagreb, este tradicional restaurante croata oferece amplo terraço de onde se pode observar o preparo de pratos, enquanto se saboreia bons vinhos nacionais. Informações: Teslina, 10. Zagreb. Tel: 385 1 4811427.

lua_de_mel_croaci_croaci_zagreb_teresa_perez7

HOTEL

Desde sua construção, em 1925, o imponente Esplanade Zagreb Hotel é um verdadeiro marco na capital croata. Ao longo de sua existência, o hotel tornou-se célebre pelo seu alto padrão de serviços e pelos quartos impecáveis. Nos restaurantes, os visitantes apreciam belíssimas vistas da cidade enquanto desfrutam das cozinhas croatas e francesas.

lua_de_mel_croaci_croaci_zagreb_teresa_perez8 lua_de_mel_croaci_croaci_zagreb_teresa_perez9

Um pouco afastada, (são 140 km da capital), vale fazer uma visitinha no Parque Nacional dos Lagos Plitvice (clique). Patrimônio Mundial da Humanidade, este é um dos principais Parques Nacionais da Croácia. Suas 62 cascatas e quedas d’água descem serpenteando e formam um aglomerado de 16 lagos, dispostos em degraus naturais – fenômeno com mais de 4 mil anos. A beleza maior de Plitvice é a tonalidade de cada lago nos diferentes tons de cor turquesa, devido à presença de sedimentos calcários nas águas da região. É possível fazer passeios de barco e também caminhadas pelas inúmeras passarelas sobre as águas. Informações: Cerca de 140km de Zagreb e 268km de Split. Tel: 385 53 751015. Abre 8h-18h (fecha 16h no inverno). No verão, abre em horários estendidos 7h-20h.

lua_de_mel_croaci_croaci_zagreb_teresa_perez10 lua_de_mel_croaci_croaci_zagreb_teresa_perez11

(imagens: teresaperez.com.br; viagem.uol.com.br)

assinatura_tpt (3)