Você está se preparando para o seu casamento, ou vai iniciar os trabalhos para aumentar a família? Para isso quer perder uns quilinhos, mas trabalha fora? Muita calma, que o desafio não é tão grande!!!

Muitas vezes nos perguntamos, é possível seguir uma dieta fora de casa? Comendo fora todos os dias? A resposta é SIM!! Quando temos um objetivo e força de vontade, tudo fica mais claro. Elaborei algumas dicas em diferentes situações fora de casa e com diferentes tipos de cozinha.

• SELF-SERVICE (quilo ou buffet):

– Cuidado com as saladas já temperadas e misturadas com maionese. Dê preferência às saladas de hortaliças cruas ou legumes cozidos no vapor. Desconfie dos pratos à base de verduras e legumes de aparência cremosa, como os suflês, crepes e tortas que costumam incluir doses extras de gorduras.

– Troque os molhos de maionese, rosê e ceasar por azeite de oliva extra virgem, limão e ervas ou mostarda, iogurte, shoyo light e aceto balsâmico. Prefira sempre os filés grelhados ou carne assada, de preferência sem molhos. Se a opção for peixe: pescada sardinha fresca, atum fresco, linguado, badejo, salmão, merluza e arenque.

08

• RESTAURANTES

– Cuidado com o couvert !!! Manteigas, patês e pães de queijo são perigosos, ricos em calorias e pouco nutritivos. Se possível, dispense-o ou consuma com moderação. Peça uma salada de entrada antes do prato principal ou opte por opções mais lights (ex: palitinho de cenoura, pepino, salsão e erva doce, mussarela de búfala, picles, etc).

• SANDUICHES

– Se essa for a opção, prefira um de frango com salada, queijo branco, ricota ou cottage, presunto de peru, blanquet de peru, salsicha de perú ou frango e se possível sem maionese e com molhos a parte para que você possa dosar a quantidade. Se for comer hambúrguer, fique com o simples (pão, carne e queijo, alface e tomate), e muita moderação na batata frita. Dê preferência ao de chester ou peru, pois são mais saudáveis e menos calóricos. Escolha sucos em vez de refrigerantes.

11

• PIZZA

– Satisfaça-se com 2 pedaços e escolha de preferência as que tenham como cobertura escarola, rúcula, brócolis, berinjela, alcachofra, abobrinha, atum, shitake, palmito, mussarela de búfala, queijo branco, cottage ou ricota ou as de mussarela e marguerita (massa fina), e evite os de 4 queijos, bacon, catupiry e embutidos suínos (calabresa, portuguesa e bacon). Com estas escolhas, você economiza quase metade das calorias.

12

• PADARIA:

– Prefira sanduíches de pão integral com queijo branco, peito de peru, alface, tomate e orégano ou sanduiche de rosbife e mussarela light com alface americana no ciabatta; sucos naturais, vitaminas de leite ou iogurte desnatado, frutas picadas com aveia, café com leite desnatado. Evite: salgados, frituras, pães recheados e doces, alimentos que fornecem gordura e calorias em excesso. Algumas padarias oferecem omeletes e até mesmo tapioca, ótimas opções.

• BARES & HAPPY HOURS:

– Prefira queijos magros (branco, búfala), carne-seca com abóbora, palmito, palito de vegetais, picles, filé aperitivo, canapés de carpaccio, mussarela de búfala, iscas de filé mignon e bruschetta, mas sempre com moderação. Não exagere nas bebidas alcoólicas que são calóricas e nada nutritivas. Evite: porções a milanesa, filé com molhos, queijos gordurosos, bolinhos fritos, batata e mandioca frita

Na semana que vem, voltamos com as dicas dando um giro pelas culinárias tipicas de vários países para  você não errar!!!

 

A Dra. Gabriela Ghedini é nutricionista – CRN 3- 24422, especialista pela Escola Paulista de Medicina e Nutricionista da Clínica Genesis (Av Ibirapuera, n 2315 8 andar. Tel: 5083-4933)