Alguns dias atrás, conversamos da importância das gestantes aumentarem o consumo de água. Vimos que, é de extrema importância tanto para a mamãe gestante como posteriormente para o bebê. E em outras fases? Torna-se tão importante assim? Será que a água ajuda a perder aqueles quilinhos que faltaram 15 dias antes do casamento?

Então vamos lá!!! Posso dizer que, temos mais um motivo para você andar com a sua garrafinha de água para cima e para baixo: você vai emagrecer!

Beber água confessso que, para muitos não é tarefa tão simples e fácil. Recebo no consultório inúmeros casos de aversão ou falta de hábito. Hábito é algo que nós mesmos criamos, assim como nos acostumamos a se alimentar errado, deixamos de dar atenção a água!! Como reverter isso? Reeducação e condicionamento! Colocar metas diárias e a cada dia aumentando essa meta. Claro que, fica impossível beber 3 litros de água quando o hábito era de 500ml por dia, mas condicionando aos pouquinhos fica perfeito!! Faça estratégias do tipo, deixar várias garrafas espalhadas no trabalho e em casa, deixar na altura dos olhos facilita bastante. No celular existe aplicativos para controlar a quantidade de água ingerida, podendo também colocar alarmes de 15/15 ou 30/30 minutos para lembrar.

Alguns estudos recentes, sugerem beber dois copos de água 30 minutos antes das principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), afim de reduzir o número de calorias ingeridas durante a alimentação, muitas vezes chegando a uma redução de quase 200 calorias por dia.

Com dois copos de água antes das refeições, o estômago fica MEGA lotado de água, consequentemente promovendo maior saciedade e não ingere grande quantidade de alimentos.


Você sente fome ou sede?


Muitas vezes confundimos tais sensações, pois os centros que regulam essas funções no cérebro são bem próximos. Quando achar que está com fome faça o teste, tome um copo de água e aguarde. Se a sensação passar, é sinal de que o problema era a sede e não fome. Desta forma, conseguimos reduzir um pouquinho a mais de calorias no seu dia!!! Agora no friozinho a sensação de sede diminui ainda mais, não deixe de beber a quantidade adequada.

Eis a questão…Quanto beber?


Escutamos muito, entre 1,5 – 2 litros ou 7-8 copos por dia. Na verdade essa quantidade surgiu muito aproximada e somente para termos uma quantidade em litros para informar as pessoas. A quantidade ideal por dia depende muito de cada necessidade metabólica e funcional. Uma referência bacana é a cor do xixi, deverá ser literalmente transparente, sem amarelado e sem cores. Essa sem dúvidas é a melhor medida!!!

Lembrando o que foi dito para as mamães e o mesmo vale para todas!! Nosso corpo é uma máquina, a qual precisa de lubrificante para funcionar, nosso lubrificante seria a água, ou seja, sem água não funciona. Muitas vezes não mudamos nada da alimentação, só o fato de aumentar 1,5 l de água do habitual, você já emagrece!!! Beijos e até semana que vem.

05

A Dra. Gabriela Ghedini é nutricionista – CRN 3- 24422, especialista pela Escola Paulista de Medicina e Nutricionista da Clínica Genesis (Av Ibirapuera, n 2315 8 andar. Tel: 5083-4933)