Quando nascemos, somos formados por cerca de 80% de água, claro que, com o passar dos anos essa proporção vai diminuindo, mas nunca baixando dos 60%. Por isso, torna-se de extrema importância em qualquer fase e situação da vida, somos movidos a água!!! Sempre costumo dizer para os pacientes que, nosso corpo é uma fábrica, a qual precisa de lubrificação e combustível 24 hs para funcionar adequadamente, quem se responsabiliza por isso é justamente a água!!!

Inúmeros são os benefícios estudados para os seres humanos, basicamente é essencial para alguns processos fisiológicos como, por exemplo, digestão, absorção e excreção. Na gestação isso não é diferente.

As gravidinhas devem aumentar o consumo de água, tanto para suprir as perdas diárias de líquido por meio da urina que está mega aumentada, das fezes, da respiração e do suor, como também para atender às necessidades do organismo, que estão sobem nessa fase proporcionalmente à circulação fetal, o líquido amniótico e a elevação do volume sanguíneo. Líquido amniótico, é uma substância que envolve e protege o embrião, o qual contém aproximadamente 98 a 99% de água e é formado na placenta no início da gestação.

O aumento da hidratação na gestação também assegura que a mãe possua reservas suficientes para tolerar as perdas de sangue durante o parto e ajuda na constipação, que é frequente na gestação e pós parto pela redução dos movimentos intestinais.

Extremamente importante para a produção de leite, não existe remédio e formulas milagrosas que sejam tão eficazes como a água para aumentar a quantidade de leite. O leite é composto por 87% de água e as mães fornecem, em média, 750 ml de leite para seus bebês por dia durante a amamentação. Por isso, a importância de se consumir água todos os dias, devido à sua utilização na composição do leite e consequente perda na amamentação.

Por isso futuras mamães, não deixem de hidratar bastante ao longo do dia, no mínimo uma média de 2 a 3 litros. Beber água é um hábito, hábito que precisamos colocar em prática diariamente até condicionar o corpo. Um beijo e até o próximo post.

dica_nuricao_gravida

(imagens: saude.terra.com.br)

A Dra. Gabriela Ghedini é nutricionista – CRN 3- 24422, especialista pela Escola Paulista de Medicina e Nutricionista da Clínica Genesis (Av Ibirapuera, n 2315 8 andar. Tel: 5083-4933)