Sem dúvida, a cozinha é um lugar que devemos ter um cuidado redobrado! Estamos falando dos alimentos, dos armários, enfim, da alimentação da sua família e por isso vale a atenção!!!

Pensando nisso, na hora de orientar a limpeza em minha casa, fiquei na dúvida se estava sendo “louca” na limpeza ou se realmente era isso mesmo o indicado!!! E daí, além da frequência surgiu a dúvida em relação aos produtos que deveriam ser usados. Como hoje em dia as cozinhas na sua maioria são de fórmica, resolvi juntar tudo em um post para ajudar vocês!

Aqui vão as dicas em relação à frequência:

– TODOS OS DIAS: no fim do dia, pano úmido no chão e nas bancadas.

– 1 VEZ POR SEMANA: Faça uma limpeza por fora com pano molhado e detergente neutro. Dissolva 2 colheres de detergente em 2 litros de água e vá molhando o pano nesta mistura. Passe nos armários e depois seque. A geladeira também pode ser limpa nesta frequência.

– 1 VEZ POR MÊS: Limpe dentro dos armários com detergente ou sabão de coco. Principalmente os que ficam -próximos ao fogão, as partes que guardam alimentos e a parte dos temperos (oléo, vinagre, ervas).

– 3 em 3 MESES: Se o seu armário suja pouco você pode limpar por dentro a cada 3 meses no máximo.

Limpeza: o que usar:

- Tudo o que você precisa para limpar fórmica é um pano macio ou esponja e uma pequena quantidade de sabão neutro. Limpador de vidro ou apenas vinagre branco também servem. Passe o pano embaixo d´água e retire-o rapidamente para que não fique encharcado e passe-o sobre a superfície de fórmica pelo menos uma vez por dia ou logo após ser usada. Normalmente a fórmica é resistente à manchas, mas mesmo assim é melhor limpá-la logo após o uso.

– Certifique-se de ter em mãos um outro pano macio, porém, seco, para secar a a superfície após a limpeza. Isso não deixará que a água escorra para as costuras do móvel ou bancada, normalmente localizadas no friso lateral. Para remover as sujeiras mais difíceis, como por exemplo resto de bolo e carne, use uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco.

Conservação: o que não fazer

– A fórmica, assim como outros laminados, não se dá bem como limpadores abrasivos. Qualquer produto comercial com pó de pedra não serve para limpar fórmica, assim como limpadores que contenham ácido ou outro solvente pesado. Você também deve evitar molhar demais a sua fórmica. A água pode penetrar na camada de plástico fazendo com que o mesmo se destaque da base, sem falar que pode vir a deformar a base de madeira. A chave para manter a fórmica em bom estado é lembrar sempre que ela não se dá bem com o calor. Nunca coloque panelas quentes diretamente sobre a superfície porque isso deixará uma marca de queimado que será difícil remover. Tenha sempre em mãos uma tábua para cortar verduras e carnes porque, embora a fórmica seja resistente à arranhões, um corte deixará uma marca permanente.

cozinha_decorada cozinha_decorada1 cozinha_decorada2 cozinha_decorada3 cozinha_decorada4

(fonte e imagens: folhadelondrina.lugarcerto.com.br/; solucoeslucymizael.com.br/)