Depoi que casei, está mais fácil pensar em pautas para o nosso “Dona de Casa sem mistérios” … ehehehehhe!!

Eu que sempre morei com meus pais, agora vejo que nunca pensei em algumas coisas importantes para que tudo corra bem e que sua casa esteja impecável. Uma delas é o aspirador de pó! Preciso escolher um novo e por isso, resolvi ir atrás de informações já que as possibilidades no mercado são infinitas:

- Aspirador portátil: prático, pequeno e leve, ideal para uso em automóveis, frestas de sofás e poltronas ou limpar as migalhas de pão sobre a mesa, por exemplo. Tem potência mais baixa que os demais e funciona a bateria, normalmente de lítio.

aspirador_de+po_portatil

- Aspirador de pó: este possui as funções mais básica de um aspirador de pó. A evolução da tecnologia fez com que hoje existam muitas facilidades, como enrolar o cabo automaticamente, regular a potência e filtros especiais.

- Aspirador de pó e água: tem compartimentos e motores especiais que permitem além de aspirar a poeira, também aspire líquidos, ou seja, usado em superfícies úmidas, como um tapete ainda não totalmente seco, o que aliás, até poderá ajudar no tempo de secagem.

como_escolher_aspirador_de_po

- Aspirador multifuncional: aparelho que além de aspirar pó e água, também lava e seca carpetes, cortinas e estofados. Bom para a limpeza de carros, sofás e cortinas. Este aspirador também é conhecido como extratora ou lavadora de carpetes.

- Aspirador ultrasilencioso: são aspiradores com níveis de ruído que chegam a no máximo 73 decibéis, o equivalente a uma conversa normal entre duas pessoas, e mesmo assim, são aparelhos geralmente de alta potência. Recomendado especialmente para casa com bebês, crianças recém-nascidas e idosos, hospitais e escritórios.

- Aspirador inteligente ou aspirador robô: são a revolução no que se refere a aspiradores. São pequenos, redondos e circulam pela casa em movimentos 360°. Funcionam com sensores inteligentes que capta a presença de acúmulos de sujeira e o aspiram sem precisar de nenhum comando. Também são equipados com sensores que evitam colisões e quedas. Assim que acaba de limpar ou precisa de carga, dirige-se sozinho para a base de carregamento. É possível ainda programá-lo para um horário e dia específico de limpeza.

como_escolher_aspirador_de_po1

- Aspirador antialérgico: alguns usam sais de prata e nano-íons no processo de absorção do pó, higienizando os ambientes e eliminando até 90% das bactérias.

Existem também aspiradores que se diferem em relação ao filtro para a sujeira que é recolhida:

- HEPA: filtros especiais com a tecnologia High Efficiency Particulate Air (HEPA), que retém mais de 99% de ácaros, poeiras e outras partículas. Perfeitos para quem possui animal de estimação.

como_escolher_aspirador_de_po2

 

- Filtros normais: duram o tempo de vida do aspirador de pó e não precisam de ser alterados.

- Filtros de carvão: são particularmente úteis se tiverem animais de estimação, uma vez que incluem uma camada de carvão extra para remover maus odores da casa.

Os aspiradores podem ainda ter sacos coletores ou recipientes para a sujeira. Para os que possuem os sacos, você deve trocar à medida que ficam cheios, já os que possuem compartimentos são considerados politicamente corretos por não haver tanto desperdício já que você só terá que lavar o compartimento e não mais comprar e trocar os sacos! Se a escolha for por sacos, existem opções de sacos laváveis.

Você ainda deverá escolher entre: aspiradores verticais ou cilíndricos. Em relação aos verticais, leve em conta:

– são mais fáceis de usar, de controlar e de arrumar. Apesar de muitos serem mais pesados e ruidosos, possuem escovas específicas que ajudam a remover a sujidade dos tapetes e das carpetes de uma forma eficaz,

– são os ideais para a limpeza de grandes áreas.

como_escolher_aspirador_de_po3

Já os aspiradores cilíndricos:

– tendem a ser mais leves e ocupam menos espaço,

– são os ideais para limpar assoalhadas, cortinas, estofados e por baixo dos móveis,

– pouco ruidosos, fáceis de manusear e aspiram corretamente os cantos de todas as divisões da casa.

– por outro lado você poderá ter dificuldade em arrumar a mangueira de aspiração.

como_escolher_aspirador_de_po4

Depois que pensar em tudo isso, lembre que a capacidade do aspirador é exatamente o tamanho do saco ou compartimento da sujeira medido em litros. Quanto maior a capacidade, menos trocas de sacos e limpeza de recipientes.

Opte por um cabo com 6 metros de comprimento. Assim, não precisará desligar constantemente o seu aspirador para o ligar a uma ficha elétrica mais próxima.

A potência do aspirador também deve ser levada em conta! Quanto mais potente, melhor o resultado. Par uso residencial de 1100 a 1600w será suficiente. Quanto mais potente, mais sucção e também mais consumo de energia. Leve tudo isso em conta!

Fique atenta aos extras que o aspirador de pó oferece. Os tubos de extensão telescópica, as escovas e as mangueiras de limpeza das escadas são particularmente úteis. Se possível, teste o aparelho e seu manuseio antes de comprar!

E uma dica que vou testar e depois conto para vocês: “Para deixar os ambientes perfumados, coloque dentro do saco do aspirador um algodão levemente umedecido em sua essência favorita ou perfume.”

(fonte e imagens: anossavida.pt/artigos/como-comprar-melhor-aspirador-po; omelhoraspiradordepo.com.br/vai-comprar-um-aspirador-entenda-como-escolher-o-melhor-pra-voce/)