O casamento acabou, a lua de mel acabou e agora é hora de começar a vida de verdade! Você já recebeu os presentes e uma das funções é guardar os presentes do casamento .. o que pode significar organizar as peças em prata que possa ter recebido também!

Pensando nisso, resolvi ir atras de como você deve limpar e guardar a sua prataria para que ela dure por muito tempo!!! As peças em pratas são lindas e podem fazer mesas maravilhosas, se estiverem limpas e brilhantes, não é?!

tania_bulhoes

Para inspirar você a ter tudo limpinho, algumas produções que adoro da Tania Bulhões!

tania_bulhoes

– Evite produtos que contenham cloro ou enxofre em sua composição.

– Para uma solução caseira e mais barata, coloque água quente com várias tiras de papel alumínio e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma vasilha de vidro (pirex). Mergulhe a peça de prata e mantenha-a até a água esfriar ou a peça estiver com aspecto limpo. Enxugue a peça e, com uma flanela, esfregue farinha de trigo para dar brilho. Não esqueça de retirar o excesso. A proporção seria mais ou menos essa: um litro de água em temperatura ambiente com três colheres (sopa) de bicarbonato de sódio, três colheres (sopa) de sal e um pedaço de papel alumínio. Importante é que isso deve ser feito em um recipiente de vidro! Não faça nunca na pia que o inox e a prata podem reagir e descolorir as peças.

– Outra dica é usar o silvo com álcool. Limpe com uma flanela e depois passe na água quente.

– Em relação à conservação, enrolar a prata em plástico filme ajuda a acelerar a corrosão. Isso acontece porque o plástico filme acaba amarelando a prata!!!!

– Nunca deixe sua peça em prata em contato com o ar pois o oxigênio irá corroer a prata. Por isso deve ter as embalagens em feltro ou tecidos grosso de lã com tratamento antimanchas.

- Jarras e bules precisam de lavagem imediata com água e detergente após o uso. Nunca coloque na geladeira, porque a refrigeração acelera a oxidação e ajuda a fixar a mancha do líquido escuro de chás e sucos, por exemplo.

- Não deixe peças de prata envolvidas em sacos plásticos. Isso acelera a oxidação por armazenar o oxigênio e abafar a peça.

- Embalagens de feltro são ótimas para manter o lustre das pratas e garantir que não risque no armário, para visualizar a peça, compre as com laterais de plástico cristal e com espaço para que você etiquete o feltro..assim, não precisa ficar abrindo sempre e facilitando o seu dia a dia!

como_limpar_organizar_prataria3 como_limpar_organizar_prataria4

– Antes de usar os talheres de prata após qualquer método de limpeza, lave-os e seque-os completamente.

(fontes e imagens: organizesuavida.com.br; alexandredoradio.blogspot.com.br/; www.taniabulhoes.com.br; organizecomvc.com.br)