Neste calor um sorbet como sobremesa ou simplesmente para fazer um “tipo” antes de servir o jantar, depois do coquetel, pode ser uma boa pedida. o costume de servir o sorbet entre um prato e outro é dos franceses, que acreditam que a iguaria pode limpar o paladar!

Fora que o sorbet é light por excelência por ser feito a base de água e sem gorduras!

Ingredientes:

– 1kg de açúcar

– 550 ml de água

– raspas e suco de 10 limas

– raspas e suco de 5 limões

– 1 maço de hortelã fresco

– 1 clara

 

Modo de preparo:

– Coloque o açúcar e a água em uma panela, mexa até ferver e espere engrossar por aproximadamente 5 minutos. Tire do fogo e deixe esfriar.

– No liquidificador, coloque a calda fria, a clara, os sucos e bata por 1 minuto. Desligue, acrescente a hortelã picada, as raspas e misture manualmente.

– Coloque a massa em um pote, revestido de plástico, deixando 1/3 de espaço livre para crescer. Feche com o plástico, tampe e coloque no congelador.

Dica1: um sorbet leva aproximadamente 2 horas para ficar pronto. Gire o pote a cada 1/2 hora, para facilitar o processo.

Dica2: para servir, você pode utilizar pequenas taças de licor, copinhos de shot ou tacinhas de prata – se for seguir a onda dos franceses. Se for como sobremesa, fica super divertido servi-lo na casca de limões sicilianos!

06 07

(fonte: http://gastronomiahoje.blogspot.com/)