Uma das tendencias nas festas infantis é o cupcake no potinho! Nada mais é do que servir um bolinho em camadas em um potinho de vidro. Muito prático, pode ser usado tanto para lembrancinhas, como para festinhas na escola, onde fica difícil o ir e vir das guloseimas!

Além disso o potinho pode ser um elemento de decoração por poder ser personalizado com fitas ou com adesivos no tema da festa!!!

Para os adultos, o doce pode ganhar um nome mais chique, são as verrines! Quando você ouvir alguém falar que servirá uma verrine, lembre-se: nada mais é que um doce em porção menor, servidas em um potinho!!!!!

04

Aqui a receita do dono do Le Chef Gatô, Ednei Fernando Bruno.

Ingredientes – Brigadeiro:

- 395 gramas de leite condensado

– 100 gramas de creme de leite fresco

– 10 gramas de manteiga extra sem sal

– 50 gramas de chocolate meio amargo ralado

– 25 gramas de chocolate ao leite ralado

Ingredientes – Bolo:

- 4 ovos

– 40 gramas de chocolate em pó

– 30 gramas de manteiga

– 420 gramas de farinha de trigo

– 360 gramas de açúcar

– 5 gramas de fermento

– 120 mililitros de leite

 

Modo de preparo – brigadeiro:

Em uma panela, misture o leite condensado, o creme de leite fresco e a manteiga. Em fogo médio, mexa bem durante cerca de 10 minutos. Despeje em um recipiente fundo e reserve. Quando o caldo esfriar, acrescente os chocolates meio amargo e ao leite ralados. Misture com uma espátula até todos os ingredientes serem incorporados. Reserve.

Modo de preparo – Bolo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento, por cinco minutos. Adicione então o fermento e misture com uma espátula delicadamente. Coloque a mistura em uma fôrma untada e asse por cerca de 40 minutos em forno médio. Deixe esfriar e reserve.

Montagem:

Providencie os vidrinhos com tampa. Corte o bolo em fatias que caibam dentro dos potinhos. Disponha o brigadeiro em um saco de confeiteiro. Forre o fundo das verrines com brigadeiro e acomode uma camada de bolo. Repita o processo. Finalize com uma quantidade generosa do doce de chocolate e polvilhe granulado para decorar.

(fonte: uol.com.br – foto: Inara Chayamiti)