Estes dias fui fazer a minha lista de casamento e me apaixonei por vários tipos de panelas! O problema é que cada uma era de um tipo e acabei ficando na dúvida, qual era a melhor para escolher!!!

Por isso resolvi escrever este post, se você já casou e está na fase de troca os presentes e tal, vale a pena dar uma olhada nestas dicas para que  você faça a escolha certa!

01-panelas-lindas-para-cozinhar-e-exibir

Panela de Cobre

– Para deixar a sua panela brilhante: faça uma pasta de farinha de trigo ou fubá (½ parte), sal (¼) e vinagre (¼). Espalhe sobre a panela e deixe secar por 1 hora. Lave, enxugue e passe uma flanela macia. Caso use polidores, lave-a muito bem. Para o dia-a-dia, utilize detergente neutro e suficiente. Nada de lavar com produtos abrasivos ou esponja de aço.

Vantagens:

– A principal vantagem da panela de cobre é a economia no consumo gás, pois o calor é distribuído de maneira uniforme e não só no fundo da panela.

– Perfeita para doces.

– As panelas de cobre não só distribuem o calor como o retém por mais tempo, daí a sua indicação para as frituras e para os serviços de réchaud. Consideradas as melhores em relação à retenção de calor.

Desvantages:

– Se não tiverem revestimento, o cobre passa para o alimento e com o tempo o mineral se acumula no organismo. O resultado é o aparecimento de transtornos no funcionamento dos rins.

– Antes de usar, remova o verniz, mergulhando-as em água fervente e deixe até esfriar completamente.

– Não deixe o alimento esfriar dentro da panela de cobre . Isto porque o sal e os ácidos reagem com as substâncias da panela e podem provocar a liberação de substâncias tóxicas.

como_escolher_panela1

Panela de Inox

-No primeiro uso, ferva água, que será descartada, por três ou quatro vezes consecutivas, na panela nova, para ajudar a eliminar o níquel que ela libera nessa fase. Para evitar o aparecimento de manchas, é aconselhável enxugá-la imediatamente depois de lavada

Vantagens:

– seu material é durável e demora a esfriar,

– geralmente tem fundo triplo, termodifusor, permitindo que o calor da chama se espalhe uniformemente. Assim, o alimento cozinha por igual e não gruda no fundo da panela.

Desvantagens:

– leva mais tempo para esquentar

– o níquel é tóxico ao organismo e freqüentemente associado a males como dermatites de contato, alergias, distúrbios renais e hepáticos, infertilidade, câncer pulmonar, estomatite, gengivite, cefaléias, insônia e náuseas. Esses utensílios devem ser evitados por pessoas alérgicas ou que tenham sensibilidade ao níquel.

como_escolher_panela2

Panela de Ferro

Panelas de ferro são pesadas e se mantêm quentes por muito tempo. Por isso, prefira as que têm cabo de madeira, mais fáceis de manusear, além de evitarem queimaduras nas mãos de quem está cozinhando. Para não enferrujar, seque-as na chama do fogão. Lave-as imediatamente após o uso.

Vantagens:

– O metal é repassado para a comida durante o cozimento, por isso seu uso regular foi relacionado com a prevenção e o tratamento da anemia muito antes de a ciência comprovar sua eficácia. Por outro lado, esse tipo de panelas também pode alterar algumas características dos alimentos, como a cor (tornando-os mais escuros) e o sabor (que pode melhorar ou piorar).

– Conserva melhor a temperatura dos alimentos.

– Não deforma.

– Ótimas para cozidos e carnes.

Desvantagens:

– evite armazenar comida nela, sob pena de aumentar muito a concentração de ferro, levando a distúrbios gastrointestinais, como a diarréia.

– possibilidade de alteração da cor e do sabor do alimento.

como_escolher_panela3

Panela Esmaltada

Para evitar o amarelamento do esmalte, pode-se passar álcool na superfície

Vantagens:

– sua camada esmaltada age como barreira contra a proliferação de bactérias que podem contaminar os alimentos.

– os alimentos não grudam facilmente na panela.

Desvantagens:

– é desaconselhável o uso de utensílios fabricados antes de 1980: o esmalte usado na época pode conter elementos tóxicos como o chumbo, e os decalques na superfície interna, o cádmio, outro metal pesado. Seu uso já foi ligado à hipertensão, aterosclerose, disfunção pulmonar e infertilidade masculina.

– verifique a qualidade do produto para que o esmalte não solte facilmente e em pouco tempo você tenha uma panela descascada e alimentos com resíduos!

como_escolher_panela4

 

Panelas de vidro

Para evitar que se formem manchas, não leve a panela de vidro vazia ao fogo.

Vantagens:

– Evitam a aderência do alimento no fundo da panela, naturalmente.

– Alimentos com alto teor de água, bem como as frituras, são preferíveis para cocção neste tipo de material. Como não interfere na composição do que vai para a panela, pois não emite substância alguma, é possível reaproveitar o óleo da fritura por três ou quatro vezes.

Desvantagens:

– são frágeis, podendo ser facilmente quebradas.

– Por esquentar rapidamente, você deve ter habilidade para não deixar queimando o alimento.

como_escolher_panela5

(fonte e imagens: guaraparivirtual.com.br/; rjnoticias.com/; formainox.com.brbemparana.com.br ; centrocomercialtiradentes.net.brmulher.uol.com.br . americanas.com.br)