Já que estamos falando de mesa de doces, hoje vou falar do bolo de casamento!

Sempre adorei bolos de casamento, quantas vezes já não postei referências aqui no blog para vocês, não é mesmo!?

E por isso quando comecei a pensar no meu bolo de casamento, comecei a ver muitas mesas sem bolo! Exatamente … muitas noivas optando por não ter bolo por acreditar ser uma coisa mais decorativa no casamento e um gasto desnecessário. Realmente bolo de casamento é algo que poucos convidados comem! Na verdade acho que as só as pessoas mais velhas que acabam parando para comer o bolo .. mas como tantas outras coisas quando se trata de casamento, bolo também é tradição! Eu acho que um casamento sem bolo fica faltando alguma coisa! As fotos protocolares são feitas na frente do bolo, o corte dos noivos, o brinde … enfim, o bolo faz parte da tradição!!

Na verdade faz parte já faz há algum tempo! Os romanos esfarelavam o bolo na cabeça dos noivos – quanto mais farelos caiam mais fertilidade e prosperidade teriam! As técnicas foram sendo desenvolvidas até que a cobertura de marzipã foi criada pelos ingleses. Foi por isso que o corte dos noivos – noiva e noivo juntos – é tão tradicional! Surgiu nesta época já que a pasta de marzipã era tão dura que o noivo ajudava a noiva na hora do corte .. uma explicação sem muito glamour, é verdade, mas é a história!!

A explicação para os andares, é que quanto mais alto o bolo, mais poder e riqueza a família possuía! Os 3 andares também possuem a sua simbologia: primeiro andar o compromisso, o segundo, o casamento, o terceiro, a eternidade.

Depois de tudo isso, como não ter o seu bolo de casamento? Ainda mais hoje em dia que além das técnicas, bolos deslumbrantes e sabores incríveis, você pode ter um pedaço menor de bolo de verdade e o restante cenográfico!

Bom, tudo isso para justificar que eu nunca pensei no meu casamento sem bolo … já tinha mil pastinhas de referências para meu bolo e foi aí que decidi ir até a The King Cake (clique) que faz as flores de açúcar mais lindas que já vi!!!

Achei que ia chegar lá, falar do meu bolo, ele iria me mostrar fotos e depois da conversa me seria servido 4 – 5 mini bolos para degustação!

Mas a história foi outra! Totalmente diferente e posso dizer … mais do que uma reunião ou uma escolha de bolo, foi uma experiência incrível!!!

Chegamos, o Atelier é uma graça.. uma casinha muito fofa!!! Falamos um pouco do local, data, como seria meu casamento e aí sim, a ver fotos dos bolos!

Depois de várias fotos separadas, vimos a seleção para ir afunilando, não só o que eu gostava, mas o que eu queria para o meu bolo!

Quando achei que tinha acabado, ele me pergunta..posso desenhar seu bolo? E começa a desenhar a estrutura do bolo! O máximoooo!! Depois disso, começamos a definir os detalhes, rendas, bordados, flores …. bom, não posso contar tudo aqui antes da festa, né?! Depois conto tudo …mas sei que ele desenhou tudo ali na hora e ficou maravilhosoooo .. eu já estava apaixonada pelo meu bolo quando de repente eles trazem pratos com vários tipos de massas, vários tipos de recheios, me descrevem cada sabor e soltam a seguinte frase: “Agora é com você: crie!” Eu e minha mãe (ela estava comigo!) parecíamos duas crianças experimentando tudo, fazendo combinações entre massas e recheios!

Tudo muito chique e delicioso!!!!

Fique tão apaixonada que para o meu civil, quero ir lá com meu pai escolher o bolo e fazer a degustação … ele vai amar!!!!

Já combinei com o Nelson (o artista e proprietário da The King Cake) que quando ele começar a fazer o meu bolo vou lá fotografar para fazer um post especial aqui para vocês!!!!!

O que posso dar dicas sobre a minha experiência tirando o fato que ameiiiii o Nelson, ameiiii todo o processo e até hoje não consigo falar do meu bolo sem um sorriso:

– leve referências da sua festa, do seu vestido ou do seu véu: você não vai ficar “combinando” com o bolo .. ninguém vai perceber se o seu vestido ou véu fizerem parte da decoração dele, mas leve! Converse com quem for fazer o seu bolo .. acho legal as coisas terem um porque na festa e ainda pode ser um elemento lindo no bolo!

– veja muitas e muitas fotos para ter uma ideia do que não quer, mas não se iluda: na hora você vai ficar confusa!!! É normal diante de tantas opções!!

– se puder, converse com seu decorador sobre a mesa, as cores, enfim, os detalhes da mesa de doces para a reunião do bolo … isso pode ajudar bastante!

– para escolher os sabores eu além de degustar os sabores, pensei nos doces que já foram encomendados. Achei legal escolher um sabor de bolo que não tinha em nenhum dos meus doces ou sobremesa, não deixa de ser mais uma opção para os convidados!

– importante já ter definido se você terá ou não topo de bolo para poder já definir se haverá espaço para decoração com flores de açúcar, ou outro detalhe que queira escolher!

– os bolos de casamento são obras de arte! Ainda mais hoje em dia, que a tendencia são flores, texturas, verdadeiras esculturas não é mesmo!? Por isso, já tenha uma ideia de orçamento para que saiba até onde sua imaginação poderá ir e não se decepcionar no final!!!

Para ler os últimos posts desta série clique:

para mesa de doces – parte I

para a mesa de doces – parte II

para video

para lista de convidados

para o carro da noiva

para o coral

para maquiagem e cabelo

para álbum de casamento

para dieta de noiva!

para a escolha do local

para regra número 1

 

(imagens: divulgação)