Já que começamos com a pauta de Natal, a receita da semana tinha que ser também uma sugestão de ceia, né?! Eu gosto muito da idéia de se ter uma opção de peixe no dia 24 e o bacalhau é sempre uma opção por ser um peixe “mais democrático” vamos dizer sim! Difícil quem não goste, não é?!

Por isso que busquei uma receita de um restaurante que adoro, o Tasca Da esquina aqui em São Paulo. A receita faz parte do livro de Vitor Sobral, proprietário do restaurante em Portugal e aqui no Brasil. (se você ainda não foi, vale a pena conhecer!! é delicioso!!)

Além do prato ser incrível, a receita é super fácil de fazer! Você pode já deixar o bacalhau desfiado na geladeira e só preparar na hora de servir o prato!

wedding blog, blog casamento, bacalhau a bras , tasca da esquina

Ingredientes:

– 1,5 kg de bacalhau da Noruega (desfiado)

– 800 gramas de batatas cortadas em palha

– Óleo de amendoim

– 50 mililitros de azeite extravirgem

– 400 gramas de cebola em rodelas

– 1 dente de alho picado

– 8 ovos

– Sal marinho a gosto

– Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

– Azeitonas pretas a gosto

– Salsa picada a gosto

 

Modo de preparo:

Lave o bacalhau várias vezes até retirar o excesso de sal. Tire a pele e as espinhas do e desfie-o com as mãos. Frite as batatas em óleo bem quente, até dourarem ligeiramente e escorra sobre papel absorvente. Nesse meio-tempo, leve ao fogo uma panela de fundo espesso com o azeite, a cebola e o alho e deixe refogar lentamente até que a cebola cozinhe. Junte, então, o bacalhau desfiado e mexa com uma colher de pau para que o bacalhau fique bem impregnado de gordura. Junte as batatas ao bacalhau e, com a panela no fogo, despeje os ovos ligeiramente batidos e temperados com sal e pimenta-do-reino. Mexa com um garfo e, logo que os ovos estejam em creme, mas cozidos, retire a panela do fogo e adicione as azeitonas e a salsa.