Continuando com a exposição Mesas Decoradas que acontece no D&D Shopping até o dia 15 de dezembro, hoje as mesas inspiradas no maior e mais iluminado festival hindu da Índia, o Diwali; a Festa do Chá, que é uma celebração formal do Reino Unido; e o Carnaval Veneziano na Itália!

ÍNDIA – DIWALI / FESTIVAL DAS LUZES por CRISTIANE SCHIAVONI

“O Festival das Luzes celebra a vitória do bem sobre o mal. Traduzi essa intenção em cores. Cores alegres, dando passagem para as boas energias, para a alegria, para o bem reinar sobre o mal.”

mesa decorada d&d shopping ; cristiane schiavone mesa decorada d&d shopping ; cristiane schiavone mesa decorada d&d shopping ; cristiane schiavone mesa decorada d&d shopping ; cristiane schiavone

A FESTA

O maior e mais iluminado festival hindu da Índia é o Diwali, que significa literalmente “fileiras de luzes”. Comemorado entre meados de outubro e meio de novembro, a festa é um grande ritual que tem como objetivo principal iluminar as trevas para mostrar a vitória da luz sobre a escuridão, do bem sobre o mal, do conhecimento sobre a ignorância.

A festa ilumina o país com pequenas lamparinas com bases de barro, usadas para que Lakshimi, a deusa da prosperidade,sinta-se bem vinda a entrar na casa, tornando as velas, lâmpadas e luzes itens essenciais do décor. A mesa indiana, sempre colorida, perfumada, cheia de flores e com detalhes trabalhados em metal, madeira ou vidro, garante que cada um dos quatro dias do Festival das Luzes relembre um mito e homenageie os deuses envolvidos, com destaque para Ganesha, Vishnu, Krishna, Lakshimi, Shiva e Parvati.

A data também traz uma curiosa tradição: acredita-se que neste dia a deusa Parvati jogou dados com seu marido Shiva e, portanto,quem apostar durante o festival não só ganhará como terá boa sorte durante todo o ano.

INGLATERRA – TEA PARTY por CLAUDIA ELIAS

“Inspirada na historia da origem do tradicional habito inglês do chá da tarde, traduzimos para os dias de hoje a elegância e o requinte dessa festa. Sentimos isso através do design contemporâneo com referencias de época, com peças modernas assumidas e também com peças realmente clássicas.”

mesa decorada d&d , claudia elias mesa decorada d&d , claudia elias mesa decorada d&d , claudia elias

A FESTA

TeaParty, ou Festa do Chá, não é apenas um hábito inglês: é uma celebração formal e ritualizada criada no Reino Unido no sec. XVIII e muito popular nas eras Vitoriana (1837/1901) e Eduardiana (1901/1910), masque sobrevive até hoje em eventos especiais, como festas de debutantes e comemorações sociais.

É o momento de trazer à mesa o que se tenha de mais fino e de maior prestígio, como a louça de porcelana chinesa, talheres de prata, bules ricamente decorados e uma ambientação elegante, delicada que tende para os motivos florais. O ritual completo do chá inglês acontece entre 17h e 18h e inclui, obrigatoriamente, uma mesa primorosa com toalha estampada, guardanapos, pratos, xícaras, bules, chás, leite, opções como chocolate quente ou ponche, além de acompanhamentos que incluem sanduíches (tipicamente de pepino ou tomate), cookies, bolos e doces.

Um detalhe interessante é que as crianças não ficam de fora da cerimônia. Elas têm seu espaço garantido mas em uma mesa exclusiva, com direito a levar amiguinhos, bonecas e bichos de pelúcia para participar do evento.

ITÁLIA – CARNAVAL VENEZIANO por ADRIANA ASSUMPÇÃO

“ Uma mesa Clássica- Contemporânea “ . Num contraste qualitativo e equilibrado entre o antigo e o contemporâneo . A mesa em acrílico traz a leveza e modernidade, em harmonia com a união dos elementos clássicos. Num tradicionalismo, histórias, gostos, hábito, fantasias e desejos …. são a realidade interpretada.”

mesa decorada adriana assmpcao, mesa decorada d&d mesa decorada adriana assmpcao, mesa decorada d&d

A FESTA

Um meio para a nobreza italiana do séc. XVII poder sair incógnita e misturar-se com o povo: esta foi a origem das máscaras, símbolo máximo do Carnaval Veneziano. A festa tornou-se oficial durante a Renascença, período que dá o tom da ambientação, com candelabros, lustres de cristal, louças finas e detalhes rebuscados em ouro e prata.

Com duração de 10 dias começando 40 dias antes da Páscoa, o carnaval permanece como uma das grandes celebrações tradicionais da Itália.

Presenças obrigatórias durante a festa, as famosas máscaras venezianas –que antigamente eram feitas de couro, porcelana ou vidro—têm, cada uma, a sua história. Entre as mais conhecidas estão a Bauta (acompanhada de capa negra, cobre o rosto inteiro e ostenta nariz exagerado e queixo, mas não possui boca), a Colombina (meia máscara que cobre olhos, nariz e bochechas, normalmente dourada ou prateada e decorada com penas), o Medico Della Peste (a mais famosa, com um bico que prometia proteger a pessoa da peste) e o Arlequim (personagem da Comédia clássica).

 

 

Serviço:

D&D Shopping – Piso Superior

Av. Nações Unidas,12.555 – Brooklin

Coquetel: 12 de novembro

Exposição até 15 de dezembro. Entrada gratuita