Continuando com as orientações de Carol Marcílio para ajudar você na rotina doméstica de sua casa, após falarmos de lavagem (clique para ler) vamos com as dicas para a hora de passar as roupas!!!!!!

“- Material necessário: tábua, ferro, borrifador (com água e amaciante) e cabides.

- Separe as peças: lençóis, toalhas, calças, camisetas e assim por diante.

- Tábua e ferro devem estar limpos. Verifique a temperatura do ferro certa para cada tecido.

- Retire o ferro da tomada toda vez que tiver que repor a água do reservatório.

- Organize-se para passar sempre uma boa quantidade de roupas de uma vez. Cada vez que se liga o ferro, até ele esquentar é gasta muita energia!

- As roupas de algodão puro e linho devem estar úmidas para que fiquem lisas e o ferro bem quente. Linho e tecidos sintéticos tendem a ficar brilhantes. Use um pano fino por cima para passar (este pano deve ser sempre colocado entre a peça que está sendo passada e o ferro).

- Costuras das peças como camisas e blusas devem ser bem passadas. Certifique-se e gaste um pouco mais de tempo nesses detalhes para a sua roupa ficar impecável!

- Camisas: comece pelo colarinho. Os punhos devem sempre ser passados abertos e por dentro. Depois concentre-se nas tiras dos botões e casas, ombros, mangas, parte de trás e da frente. Mais uma vez: Atenção as costuras bem passadas! Cuidado com botões e etiquetas.Depois de passar a camisa, pendure-as em cabide abotoando o primeiro e terceiro botões somente.

- As calças sociais levam vinco, iniciadas na prega mais próxima do zíper. Geralmente as pregas são usadas em calças de algodão e tecidos finos. Calças sem pregas, as jeans não levam vinco. Todas elas devem ser passadas pelo avesso, bolsos e costuras. Depois vire do lado direito e antes de começar a passar, teste sempre na barra se o tecido brilha. Se isso acontecer passe com um pano fino sobre a peça, entre o ferro. Cuidado para não deixar marcas esbranquiçadas nos bolsos. Pendure-as no cabide com cuidado.

- Se você usa cabides de lavanderia para a secagem e de madeira ou outro material em seu armário já os leve na hora de passar, para que as peças sejam penduradas no cabide certo, evitando que amassem.

- Camisetas: Sacuda as camisetas para que frente e costas se desgrudem e passe na sua largura. Passe do avesso as partes com adesivos, bordados e enfeites. Passe as mangas e acerte decotes com os ombros.

- Roupas de cama e banho: Fronhas também devem ter suas costuras umedecidas e esticadas. As viras dos lençóis também devem ser umedecidas e esticadas. Cuidado com os apliques e bordados.

- Não é necessário umedecer toalhas: por serem grossas podem ficar mofadas depois de guardadas, se não estiverem bem secas. As que passam pela secadora não precisam ser passadas”.09

como passar roupa, dica para passar roupa

Olha que divertida esta tábua!!! Para mangas de camisa, calças e camisetas pode ajudar bastante!

* Carol Marcílio é Personal Organizer formada pelo Oz Sistemas de Organização, empresa brasileira filiada à norte-americana NAPO – National Association of Professional Organizer – com mais de 5 anos de experiência organiza sua casa, treina seus funcionários e organiza sua vida de dona de casa! e-mail para contato: carolrmarcilio@yahoo.com.br

(imagens: quirky.com/)