Continuando nossa série com as mesas da exposição que acontece aqui em São Paulo no D&D Shopping (clique aqui para ler o primeiro post)  até o dia 15 de dezembro, aqui vão as mesas inspiradas no Ano Novo Chinês, na a tradicional festa egípicia LeyletenNuktah e no Festival de Camelos o Al Dhafra no Emirados Árabes.

CHINA – ANO NOVO CHINÊS por ROGÉRIO CASTRO e DANYELA CORREA

“China Contemporânea: cores e magia da exótica cultura milenar chinesa, numa versão brasileira! Nossa idéia foi criar um visual mais contemporâneo e uma linguagem brasileira, para um evento milenar e exótico, através do uso de elementos como móveis, tapete, louça, objetos e flores (encontrados nas lojas do D&D), que remetessem a essa tradicional comemoração chinesa”

mesa decorada informal, mesa decorada almoco, mesa decorada natal, mesa decorada joao armentano, mesa decorada ano novo chines, mesa decorada chinca , mesa oriental, exposicao shopping d&d,

A FESTA

O Ano Novo, também conhecido como Festival da Primavera, com suas lindas ameixeiras em flor, é a festa mais importante do calendário chinês, marcando o ano novo lunar. Como a celebração tem ao todo 15 dias, há uma série de tradições envolvidas, a começar pela reunião anual de toda a família para um jantar na véspera do ano que chega.

As cores que se espalham pelas ruas, casas, lanternas e roupas são o vermelho e o dourado, assim como símbolos da festa como o dragão, as laranjas (tradicionais presentes da data), os enfeites com desejos auspiciosos como “Longevidade”, “Prosperidade”, “Saúde” e “Felicidade” e os envelopes vermelhos contendo dinheiro para atrair a prosperidade.

O vermelho também aparece na louça e nos detalhes do décor, pois diz a lenda que, assim como os fogos de artifício, a cor espanta o demônio Niam, que viria no 1º dia do ano atacar plantações e gado. Antes das festividades, uma caprichada limpeza varre a má sorte para fora de casa e as famílias abrem as portas paraa Dança do Leão e da Dança do Dragão que, com seus tambores e címbalos, expulsam os maus espíritos por onde passam.

EMIRADOS ÁRABES – AL DHAFRA / FESTIVAL DE CAMELOS por DANIELA COLNAGHI em homenagem a HORTÊNCIA

“Com tema “Emirados Árabes”, a mesa foi inspirada num território desejado e sonhado por todos atualmente, foi tema do filme “Sex and City” que retratou muito bem o glamour desse lugar que é conhecido pelas atrações turísticas, cultura peculiar e uma culinária exótica. Um país com uma economia baseada no petróleo, a riqueza e o luxo predominam, a mesa é o convite para tudo isso, além de desfrutar de um visual romântico e tradicional de uma grande festa de um Sheik. Nossa homenageada, a ex-jogadora de basquete da seleção brasileira, Hortência, quando visitou o país, ficou fascinada pela variedade de cores, sabores e mistérios que esse povo traz de suas origens. Hortência representa essa mulher antenada, multicultural e de bom gosto..”

 

mesa decorada informal, mesa decorada almoco, mesa decorada natal, mesa decorada joao armentano, mesa decorada dourada, mesa oriental, exposicao shopping d&d,

Lindos os mini arranjos espalhados na mesa!

mesa decorada informal, mesa decorada almoco, mesa decorada natal, mesa decorada joao armentano, mesa decorada dourada, mesa oriental, exposicao shopping d&d,

A FESTA

O Al Dhafra Camel Festival só poderia acontecer em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes: é a maior reunião de camelos do mundo. O Festival de Camelos une o luxo da vida moderna e os superlativos de Abu Dhabi com as tradições dos beduínos do deserto e acontece nas áreas desérticas deAl Gharbia.

A mesa árabe remete às grandes tendas estendidas no deserto, forradas de tapetes, almofadas e bandejas ricamente trabalhadas. Os pratos e bules de metal fazem parte da tradição, assim como as cores do deserto e elementos que lembrem a estrela da festa: o camelo.

Entre as atrações estão as populares corridas de camelos, leilões milionários, competições inusitadas como tirar leite das fêmeas com maior rapidez e concursos de beleza -entre camelos, claro. Mas nem só destes animais vive o festival: há espaço para competições de falconaria, concursos fotográficos e culinários e grande oferta de artesanato tradicional, incluindo todo tipo de acessórios para camelos. Outro destaque são as comidas típicas, como as sempre presentes tâmaras, farta oferta de chá e café e pratos quentes.

EGITO – LEYLET EN NUKTAH por BRUNETE FRACCAROLI homenageia VAL MARCHIORIMESA DECORADA BRUNETE FRACCAROLI, MESA DECORADA D&DMESA DECORADA BRUNETE FRACCAROLI, MESA DECORADA D&D

MESA DECORADA BRUNETE FRACCAROLI, MESA DECORADA D&D

A FESTA

A tradicional festa egípicia Leylet en Nuktah, que hoje são alegres piqueniques podem durar a noite toda. De acordo com o calendário Copta, realiza-se anualmente no dia 17 de Junho. Comemora-se o primeiro dia do aumento do caudal do Rio Nilo antes da inundação do delta e do vale do Nilo. A inundação do vale do Nilo permite que sejam depositados fertilizante naturais no seu solo, os quais irão dar lugar a produções fartas. Daí que esta comemoração seja um momento muito especial para os egípcios desde sempre.

Serviço:

D&D Shopping – Piso Superior

Av. Nações Unidas,12.555 – Brooklin

Coquetel: 12 de novembro

Exposição até 15 de dezembro. Entrada gratuita.