Já havia comentado aqui com vocês como havia sido minha experiência no Coral del Chiaro (clique para ler o post).

Foi mesmo muito legal e emocionante e esses dias recebi um email deles para que eu fosse definir as músicas.

Como disse para vocês, eles possuem um sistema de escolha de repertório online que você pode ir escutando todas as opções e já fazendo uma pré-seleção. Meu pai estudou música clássica e por isso chamei ele para me ajudar!

Neste sistema que o Coral del Chiaro (clique) disponibiliza, você  já seleciona as entradas que terá na igreja, os tipos de música que quer ter e vai salvando dentro do sistema. É muito legal pois você pode ir mudando as suas escolhas, ouvindo, mexendo .. enfim…. fiquei com meu pai a tarde toda e foi muito gostoso fazer isso com ele! Até porque você já entra no clima do casamento e já vai se imaginando em cada momento!!

Fora que meu pai por exemplo não quis que tivesse Ave Maria porque ele acha que é uma música triste que não remete há bons momentos para ele. A última coisa que eu quero é que meu pai tenha alguma lembrança triste durante a cerimônia, então acho que vale você mostrar as músicas para seus pais e sogros para que eles também se sintam bem durante o repertório .. não sei vocês, mas eu acho que essa coisa da música, da trilha sonora, pode fazer a diferença!!!

Primeiro você deve ter um roteiro básico: Entrada Padrinhos e/ou Noivo – Entrada Daminhas e Pajens – Entrada Noiva – Benção – Assinaturas e/ou Cumprimentos no Altar – Saída.

Eu acabei optando por uma música emocionante para a entrada do noivo com a mãe, músicas clássicas mas nada muito triste nas bençãos, uma música bem Disney para as daminhas e uma saída mais emocionante! recebi algumas dicas que foram importantes e que vale passar para vocês:

1. Não deixe de contratar o maestro em sua formação. Durante a reunião eles me explicaram que para os cumprimentos por exemplo, o maestro que conduz quantas músicas toca e quantas vezes por música. por exemplo, se os noivos estão demorando muito, e escolheram 2 músicas, o maestro tem a experiência de conduzir os músicos e repetir um pedaço da música ou a música toda … de parar na hora certa, sabe? Não fica aquela coisa de você e seu noivo terem que esperar no altar a música acabar por exemplo para dar continuidade na cerimônia, sabe? Na minha reunião ele me perguntou o número de padrinhos para ver quantas músicas seria bom escolhermos para eles terem preparado!

2. A música dos cumprimentos também precisa se ter cuidado pois é uma hora de muita emoção. Não pode ser muito animada e nem muito triste. Eles me explicaram que tem que ser uma música intermediária para não ficar estranho! Imaginem as pessoas super emocionadas, se abraçando e a música super animada … não combina! E muito menos uma muito parada porque pode parecer que é momento mais triste!

3. Para a saída se deve escolher a música mais animada, como um grand finale! O momento é festa, celebração!!!!!

Eu não posso contar agora as minhas músicas para não perder o efeito surpresa, mas depois escrevo aqui para vocês!

Foi ótimo ter ido fazer a seleção pois eles me deram essas dicas que eu não tinha ideia e assim, montei meu repertório com mais segurança!

Fique feliz que consegui incluir a música que meus meus pais saíram da igreja quando casaram. Queria que tivesse alguma coisa “nossa”, com um significado especial durante a cerimônia!!! Como eles deixaram a igreja ao som de Eu Sei Que Vou te Amar, escolhi para uma das músicas dos cumprimentos (isso posso contar, né?! eehhehehe).

Para ajudar vocês, aqui vão as 3 músicas mais pedidas em casamentos, segundo o pessoal do Coral del Chiaro:

– Entrada do noivo e padrinhos

Classicas: Pompa e Circunstancia (Elgar), Jesus Alegria dos Homens (Bach), Abertura Tanhauser (Wagner)

Não clássicas: BIttersweet Symphony (The Verve), Conquista do Paraíso (Vangelis), Clarins de Roma (Max Steiner)

– Entrada da noiva

Classicas: Marcha Nupcial de Mendelsohn, Marcha Nupcial de Wagner, Canon de Pachelbel

Não clássicas: Pms Love Theme (Tema Filme Simplesmente Amor), From This Moment (Shania Twain), Fascinação (F. Marchetti)

– Entrada de pajens e damas de honra

Classicas: Divertissement, Minueto de Bach, Minueto de Boccherini

Não clássicas: Alecrim Dourado (folclore), A Bela e a Fera (A. Menken), Aladdin (A. Menken)

– Benção das alianças

Classicas: Ave Maria (Gounod), Ave Maria (Schubert), Pai Nosso (Malote)

Não clássicas: The Prayer (D. Foster), Nossa Senhora (R Carlos), Aclame ao Senhor (D Zschech)

– Cumprimentos finais

Classicas: Intermezzo (Mascagni), Nessum Dorma (Puccini), Cantate Domino (Haendel)

Não clássicas: Marry You (B Mars), Como é grande meu amor por você (R Carlos), Amigos para sempre (Webber)

– Saída dos noivos

Classicas: Nona Sinfonia (Beethoven), Aleluia (Haendel), Gloria (Vivaldi)

Não clássicas: Happy Day (Tradicional), Without You (Usher), Accidentally in Love (A. Duritz)