Se você ama Creme Brûlée mas nunca tentou fazer, por não ter o maçarico para fazer a crosta de açúcar queimado, aqui vai uma receitinha super fácil, você começa no microondas e acaba no forno convencional!

As porções são individuais e deixam a maneira de servir ainda mais charmosa.

Ingredientes:

– 1 1/2 xícara de chá de creme de leite,

– 3 gemas,

– 3 colheres de sopa de açúcar,

– 1/2 colher de chá de essência de baunilha,

– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo,

– 4 morangos grandes para decorar.

 

Modo de preparo:

– Coloque o creme de leite numa jarra refratária e aqueça em potência ALTA (100%) por 3-5 minutos, ou até formar pequenas bolhas na borda.

– À parte, bata as gemas com o açúcar. Junte um pouco do creme de leite quente, misture bem e despeje de volta ao creme de leite, batendo rapidamente para não empelotar. Cozinhe em potência MÉDIA (50%) por 4 – 6 minutos, até engrossar; mexa algumas vezes. Não deixe ferver. Junte a essência de baunilha.

– Coloque a mistura ainda quente em 4 tigelinhas refratárias individuais. Cubra e leve à geladeira por 6 horas.

– Uma hora antes de servir, ligue o forno comum em temperatura bem quente. Polvilhe o açúcar mascavo nas tigelinhas, cobrindo completamente. Coloque as tigelinhas numa assadeira e, para evitar que o creme talhe, distribua cubos de gelo entre elas. Leve ao forno aquecido por 3-4 minutos, até o açúcar derreter em forma de crosta. Leve à geladeira por 30 minutos ou até a crosta endurecer. Decore com morangos e sirva.

p.s. você pode colocar morangos e frutas vermelhas na decoração ou fazer arabescos de chocolate ou caramelo que também ficam lindos!

 

(imagem: comidadequinta.blogspost.com e fonte: livro: Cozinhando com o Microondas – ed. Nova Cultural)